Minas Gerais

Palácio das Artes recebe encontro promovido pela Pastoral do Povo da Rua

Publicados

em

Léo Bicalho / Secult-MG 

Propondo uma maior democratização dos espaços culturais, o Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte, recebeu na manhã desta quinta-feira (22/12), o encontro “Para não esquecer: Memórias da Caminhada” promovido pela Pastoral do Povo da Rua, que é coordenada pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Momento de confraternização e acolhimento para celebrar as conquistas de 2022 destinadas a esse público.

Durante o evento, foi apresentado aos patrocinadores e convidados os resultados anuais de todas as ações de inclusão e desenvolvimento social praticadas pelo grupo, focando em dados qualitativos de promoção dos direitos humanos. Além disso, foi oferecido também um café da manhã para as pessoas em situação de rua que foram impactadas pelos seguintes projetos:

Ocupação Anita Santos, que conta com 20 famílias advindas de situação de rua; Projeto de geração de renda Empreendendo Vidas, que auxilia na reinserção ao mercado de trabalho e realiza diversas oficinas; Programa Meio Ambiente que Acolhe, com entrega de kits solidários de inverno e higiene pessoal por meio de parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); Aluguel de moradias para pessoas em situação de rua; Programa Jovem Aprendiz, com formação técnica para filhos de catadores e moradores em situação de rua; dentre outros.
 

Leia Também:  Iniciado 1º Encontro Formativo da terceira etapa de expansão do Saúde em Rede
Léo Bicalho / Secult-MG 

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, participou do evento e declarou apoio à causa, reforçando a importância do compartilhamento da cultura da paz. “A Secult preza muito pela cultura da paz e desejei muito receber todos no Palácio das Artes para dar ainda mais visibilidade para as pessoas que vivem na rua, reforçando que o uso do espaço público e as artes devem ser para todos, sobretudo, para que nós do poder público tenhamos clareza do que está acontecendo, além de mostrar para a população a importância do acolhimento”.

A coordenadora da Pastoral do Povo da Rua, Claudenice Rodrigues Lopes, relembrou a trajetória neste ano “Todos os dias encontramos pessoas que necessitam do nosso olhar, da nossa atenção e do nosso comprometimento e elas não podem ficar apenas no primeiro olhar e na primeira escuta, por isso, nós sempre tentamos fazer o exercício do comprometimento com essas pessoas.”

O espaço também contou com uma Feira de Produtos com grupos do projeto de economia solidária e apresentações culturais de diversos corpos artísticos mineiros.

Leia Também:  Aluno da rede estadual recebe medalha de ouro em competição nacional de tecnologia

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Meio Ambiente promove destruição de mais de 4 toneladas de materiais apreendidos em ações de fiscalização

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Presidente do TJMG participa do 5º Encontro do Consepre

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA