Brasil e Mundo
Camilo Santana revela quais medidas adotará ao assumir o MEC


Camilo Santana (PT), futuro ministro da Educação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta terça-feira (27) que o ministério precisará passar por uma reestruturação a partir do dia 1° de janeiro. Em entrevista dada para a GloboNews, o senador eleito explicou que irá priorizar a expansão do ensino integral e do ensino infantil.
De acordo com Camilo, essa remodelação ocorrerá nos primeiros decretos que serão assinados por Lula a partir do dia 1° de janeiro. Ele também contou que é visto como emergencial a necessidade de realizar reajuste dos repasses federais para a alimentação escolar.
“Alguns pontos são urgentes, [como a] merenda escolar. Nós vamos de imediato, tenho conversado com o presidente e o ministro Haddad sobre a alteração dos valores da merenda escolar para garantir a segurança alimentar nas escolas brasileiras”, explicou.
Camilo Santana revelou que conversou com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e discutiu sobre qual valor será o reajuste da alimentação escolar. Ele garantiu que ainda não foi sacramentado qual vai ser a quantia da verba.
“Conseguimos uma recuperação do orçamento do ministério, agora no final do ano, com praticamente R$ 12 bilhões a mais do que o previsto e enviado ao Congresso Nacional. Vamos discutir com a comunidade universitária e com os reitores”, acrescentou.
Camilo Santana prepara equipe do novo MEC
O futuro ministro da Educação afirmou que irá trabalhar para montar uma equipe já nos primeiros dias de governo para enfrentar os desafios da área. Ele explicou que há enorme defasagem educacional por causa da pandemia da Covid-19.
“Nós precisamos correr, porque temos o prejuízo dos quatro anos de desorganização do Ministério da Educação, da falta de compromisso desse governo com a educação brasileira. E tivemos a pandemia, que tirou alunos das escolas por quase dois anos. Temos que recuperar esse tempo perdido”, concluiu.
Nesta terça, Camilo oficializou Izolda Cela como secretária-executiva do Ministério da Educação. A governadora do Ceará será a segunda pessoa mais importante do MEC.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS