Polícia
Operação Retomada mira criminalidade em João Pinheiro no fim de ano
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quarta-feira (28/12), em João Pinheiro, no Noroeste do estado, a operação Retomada. A ação tem o objetivo de reprimir a criminalidade nos bairros do município em razão das datas festivas de fim de ano, época em que há maior circulação de pessoas e de valores e mercadorias nas ruas, ocasionando aumento de delitos, principalmente, patrimoniais.
No total, foram cumpridos oito mandados de prisão, de suspeitos com idades entre 23 e 47 anos, referentes a crimes contra a dignidade sexual e contra o patrimônio, além de uma prisão em flagrante em decorrência de apreensão de arma de fogo. No curso dos trabalhos, os policiais civis ainda arrecadaram três armas de pressão aparentemente modificadas e diversos acessórios de arma de fogo, tais como lunetas e canos de arma de fogo.
A operação foi denominada Retomada em alusão ao ato de devolver às famílias residentes no município de João Pinheiro e adjacências a paz e a tranquilidade nesse período do ano.
As investigações tramitam no âmbito da Delegacia de Polícia Civil em João Pinheiro. A operação contou com a participação de 13 policiais civis.
Fonte: Polícia Civil MG
Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados
Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCâncer tem alta letalidade no Triângulo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMinas amplia e fortalece malha aérea
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásClubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMissão China: conexão a serviço do produtor rural
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásPassaporte equestre é oficializado em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásValadares terá drenagem urbana



