Minas Gerais
Parceria entre Educação e Polícia Militar promove conscientização ambiental nas escolas estaduais
A sala de aula também é o lugar de ensinar e aprender sobre a preservação ambiental. O Programa de Educação Ambiental (Progea) — uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) — é voltado para estudantes da educação básica da rede pública estadual de ensino e desenvolvido por meio das 16 Companhias de Polícia Militar de Meio Ambiente do Estado. Tudo em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais e com vistas à formação de cidadãos ambientalmente conscientes.
O objetivo é estimular os alunos a se tornarem sujeitos críticos e a adotarem comportamentos socioambientais que contribuam para a preservação, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida — conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde está inserido.
Neste ano, o programa atendeu mais de 4.200 estudantes de 133 escolas estaduais. Foram realizadas 1.330 operações de educação ambiental em escolas de diversas partes do estado.
Os benefícios do Progea não incidem apenas em seu público-alvo direto, os alunos do ensino fundamental, mas em toda a comunidade escolar, mesmo que indiretamente.
“A educação ambiental trabalhada de forma crítica e sistemática tem papel fundamental para a formação e o envolvimento dos estudantes na construção de uma sociedade sustentável e no desenvolvimento da conscientização socioambiental de todos. Dessa forma, nossos estudantes são educados para assumir o protagonismo de forma responsável, para o uso racional de recursos naturais, minimizando os impactos ambientais”, aponta a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG, Fabiana Benchetrit dos Santos.
Da escola para a vida
O Progea, iniciado pela PMMG em 2014, fortalece o desenvolvimento de competências e habilidades recomendadas no Currículo Referência de Minas Gerais e na Base Nacional Comum Curricular.
Os conteúdos aplicados, mesclados à didática escolar, promovem a educação ambiental de forma transversal e integradora, com temas que afetam a comunidade local, regional e global, assim como levam os estudantes a pensar globalmente e agir localmente.
O programa é trabalhado em duas fases de forma contínua: a primeira é teórica e, a segunda, é o momento em que os estudantes colocam em prática aquilo que estudaram. Para um aprendizado contínuo, é implantado um Clubinho Ambiental — um grupo de alunos, eleitos entre os seus pares, que buscam solucionar, ou minimizar, alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar.
Neste ano, foram implementadas diversas ações com objetivo de expandir a iniciativa no Estado, contemplando alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Desde 2015, já foram atendidos mais de 60 mil estudantes, de 1.176 escolas, distribuídas em 537 municípios.
Para ministrar os conteúdos ambientais aos estudantes, os policiais militares passam por um processo seletivo — constituído por aspectos de ordem disciplinar, saúde física e mental, aptidão para tratar com crianças e adolescentes, dentre outros. Após essa seleção, os militares são treinados para atuar como mediadores, por meio de capacitação.
Formando mediadores
Mais uma turma de policiais mediadores, que atuarão diretamente na capacitação desses estudantes, se formou, neste mês de dezembro, no 6º Curso de Capacitação de Mediadores do programa. Foram entregues 96 kits tecnologia — compostos por notebook, projetor multimídia, microfone e caixa de som — para que esses policiais desenvolvam o Progea nas escolas estaduais.
“Por meio das parcerias estabelecidas para realizar a capacitação de novos mediadores, será possível atingir um maior número de escolas e público atendido, e, consequentemente, contribuir para a promoção da educação ambiental no Estado de Minas Gerais, de forma contínua e inclusiva”, reforça a comandante do Policiamento de Meio Ambiente da PMMG, coronel Gracielle Rodrigues Santos.
O curso abrange mais que a temática ambiental, trabalhando de forma ampla o assunto e preparando os mediadores para ministrarem os conteúdos, de maneira didática e imersiva.
Entre os temas abordados nos componentes curriculares estão disciplinas como: Filosofia de Direitos Humanos, Mobilização Social, Abordagem Psicológica na Educação Ambiental, Estágios de Desenvolvimento da Criança e Adolescente, Prática de Ensino, Metodologia de Ensino e Didática.
Em conjunto
Outra importante parceria entre a Educação e PMMG é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que visa orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso e da comercialização de entorpecentes, e prepará-las para resistir e prevenir as investidas e violências decorrentes dessas atividades ilícitas.
O Proerd conta com 483 policiais instrutores e atende cerca de 1560 escolas estaduais, em 251 municípios. De 2019 a 2022, já participaram do Programa e foram certificados mais de 520 mil alunos da rede estadual.
Já a Patrulha Escolar da Polícia Militar busca prevenir a violência nas instituições de ensino e em seu entorno. São realizados patrulhamentos ostensivos, que objetivam a segurança e a qualidade de vida nos ambientes interno e externo das escolas.
Fonte: Agência Minas
Brasil e Mundo
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração (o ciclo do ouro no país), o encanto da literatura, foi nestas terras que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial, a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil e claro, Tiradentes, uma figura central na história do Brasil, que tem uma forte conexão com Ouro Preto, antiga Vila Rica, que foi o cenário principal da Inconfidência Mineira, movimento de resistência à exploração colonial portuguesa.
Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.
— confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.
A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.
“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.
— confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.
Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.
Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.
Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!
Saiba Mais sobre Tiradentes
Conexão de Tiradentes com Ouro Preto
• Inconfidência Mineira: Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, era um dos líderes do movimento que buscava a independência de Minas Gerais e a autonomia do Brasil em relação a Portugal. Ouro Preto, como capital da capitania, era o centro das discussões e conspirações da Inconfidência.
• Prisão de Tiradentes: Embora tenha sido capturado no Rio de Janeiro, muitas das articulações da Inconfidência aconteceram em Ouro Preto, onde residiam vários inconfidentes.
Pontos Históricos Relacionados
1. Casa dos Contos: Era usada como casa de fundição e prisão temporária de alguns inconfidentes. Hoje é um museu que retrata a história da economia brasileira no período colonial.
2. Museu da Inconfidência: Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, guarda documentos, objetos e memórias dos inconfidentes, incluindo homenagens a Tiradentes.
3. Igreja de São Francisco de Assis: Essa igreja barroca é uma das obras-primas de Aleijadinho e representa a riqueza e a religiosidade da época, contextos que influenciaram os movimentos sociais.
Legado de Tiradentes
Tiradentes é considerado um mártir da independência brasileira. Sua memória é honrada em Ouro Preto por meio de eventos culturais, como a Semana da Inconfidência, realizada em abril, e pelo reconhecimento do seu papel como símbolo de liberdade.
A cidade, com sua arquitetura colonial preservada, oferece uma viagem no tempo, permitindo compreender melhor os ideais e o sacrifício de Tiradentes em um momento crucial da história do Brasil.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS3 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela