Pesquisar
Close this search box.

Saúde

5 oleaginosas que melhoram a saúde e ajudam a prevenir doenças

Publicados

em

5 oleaginosas que melhoram a saúde e ajudam a prevenir doenças
Redação EdiCase

5 oleaginosas que melhoram a saúde e ajudam a prevenir doenças

As oleaginosas apresentam, na composição, uma grande quantidade de ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis e fosfolipídios. Essas substâncias oferecem inúmeros benefícios ao organismo. Para te ajudar a escolher a sua opção preferida e saber quais delas atendem aos seus objetivos, a nutricionista Natália Colombo preparou uma lista com as principais sementes oleaginosas. Confira! 

1. Castanha-do-pará

É rica em ômega 3 , magnésio e selênio. O selênio é cofator para a formação de uma enzima endógena antioxidante. Portanto, o seu papel na defesa antioxidante é muito importante. Estudos mostram que o consumo regular dessa oleaginosa ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, prevenir diabetes, doenças cardíacas e melhorar a função cardiovascular. A quantidade de consumo deve ser de 2 a 3 unidades ao dia. 

2. Castanha-de-caju

É uma boa fonte de zinco (também cofator de uma enzima endógena antioxidante ), proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Pesquisas evidenciam que o consumo da oleaginosa potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). A quantidade diária consumida deve variar entre 3 e 5 unidades. 

Leia Também:  Covid-19: Brasil registra 1.077 casos e seis mortes em 24 horas

3. Avelã

Possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhorando os níveis de colesterol. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteopenia e osteoporose. Além disso, possui boa quantidade de vitamina B6 e é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com a TPM (tensão pré-menstrual). A quantidade diária a ser consumida é de 8 a 10 unidades. 

4. Amêndoa

Possui uma alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Ainda, é uma boa fonte de proteína vegetal. Quando comparada a outras oleaginosas, possui menos calorias. A quantidade diária a ser consumida é de 10 a 12 unidades. 

5. Noz

Embora as oleaginosas , em geral, possuam vitamina E, as nozes apresentam uma maior quantidade dessa vitamina. Elas também são ricas em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Estudos apresentam que, pelo seu teor antioxidante, ajudam a controlar a pressão arterial, bem como reduzem a vontade de comer doces. A quantidade diária a ser consumida é de 3 a 4 unidades.

Leia Também:  Agosto Lilás: Alex Mochila cria projeto que promove ampla divulgação e campanha em casos de violência contra mulher.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Falta de vitamina D na durante a gestação pode causar autismo no bebê!

Publicados

em

Novo estudos indicam uma relação significativa entre níveis adequados de vitamina D durante a gestação e a saúde neurodesenvolvimento dos recém-nascidos. A pesquisa sugere que a suplementação de vitamina D em grávidas pode diminuir o risco de os bebês desenvolverem transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). TEA afeta a percepção e interação do indivíduo com o ambiente, variando em gravidade e sintomas de pessoa para pessoa.

Conduzidas por pesquisadores de instituições renomadas na Austrália e na Holanda, investigações recentes destacam a importância da vitamina D na gravidez. Combinando estudos em humanos e experimentos em modelos animais, esses estudos lançam novas perspectivas sobre as medidas preventivas potenciais para o autismo.

Como a deficiência de Vitamina D está relacionada ao Autismo?

Nos estudos realizados, foram analisadas aproximadamente 4.200 amostras de sangue de gestantes e seus filhos. Os resultados revelaram que mães de crianças com TEA tinham níveis significativamente inferiores de vitamina D. Essa deficiência sugere uma possível correlação entre baixos níveis dessa vitamina e a manifestação de características autistas nas crianças.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria de Saúde apresenta cenário das arboviroses a gestores municipais de todo o estado
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA