Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Aluna estadual de Montes Claros representará o Brasil em concurso internacional de desenho

Publicados

em

Um mundo mais colorido é o que o deseja Lia Santos de Gitirana, 12 anos, aluna da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, de Montes Claros. A menina adora desenhar e está concorrendo à etapa internacional do Concurso Cartaz da Paz do Lions Clubs Internacional, após ser finalista nas fases regional, estadual e nacional, em que concorreu com alunos de instituições públicas e privadas de Minas e do Brasil.

Liderar com compaixão é o tema da competição em que Lia é finalista. Classifciada, ela deseja subir no pódio mais alto para trazer a vitória para o Brasil. Se for vencedora, a aluna poderá ir aos Estados Unidos para receber a premiação de U$$ 5 mil e realizar viagem à convenção internacional, com direito a acompanhante. A divulgação do vencedor está prevista para ocorrer em 1/2/2023.

Arquivo pessoal / Divulgação

O que levou a estudante à classificação foi o projeto de desenho criado com orientações da professora de arte, Ana Paula Peito Murta, que também apoiou mais 12 alunos da escola, selecionados para competir internamente.

Leia Também:  Brasil só tem 30% das propriedades rurais com internet. Se chegar a 48% o VBP supera R$ 1 trilhão

Lia conta que  fez um cartaz bem criativo, começou a desenhar a ideia que pensou dentro do carro. Ela destaca o sentimento pela arte como uma forma de quebrar preconceitos para valorizar a condição humana do vivenciar. 

“A arte representa a diversidade entre diferentes povos e etnias não só no Brasil, mas em diversos países. O mundo está muito cinza, robotizado, falta interatividade e amor na relação humana para compreender e respeitar diferenças, extinguir o preconceito e o racismo, ainda  tão presentes na nossa sociedade”, afirma Lia Gitirana.

Criatividade

Ana Paula Peito Murta, professora de arte da estudante, explica que os rascunhos do projeto mostraram que a adolescente tem muita sensibilidade e habilidade para se expressar por meio da arte. 

“Ela é uma menina extremamente criativa, pois em sala de aula sempre propõe uma atividade a mais do que apresentamos aos alunos. Tem um olhar sensível para enxergar além do conteúdo, na percepção artística. É uma estudante nota dez, faltam palavras para explicar como uma menina tão nova tem tanta sabedoria sobre diversidade, sobre passar para o papel contextos de temas tão complexo como o perfil de um líder”, destacou a professora.

Leia Também:  Governo promove 1ª Conferência Estadual dos Direitos dos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Retornados

O desenho que garantiu a Lia chegar à etapa internacional mostra  uma líder com um coração na mão, recebendo a luz da paz, compartilhando essa luz com seus liderados, pessoas de povos e etnias diferentes, portadores de deficiência, negros, albinos, obesos, magro, alto, baixo, mãe solo, entre outros, representando que é possível liderar de forma igualitária, inclusiva.

“A arte está comigo desde a infância, sempre tive dons artísticos. Minha mãe é a maior incentivadora, me apoia em tudo. É maravilhoso chegar nessa etapa. Eu amo a arte e estou muito feliz por representar o Brasil”,  expressou a estudante.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Curso de Educação Ambiental da Semad tem recorde de 5,6 mil inscritos

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA