Minas Gerais

Junta Comercial encerra 2022 com avanços e ampliação de serviços

Publicados

em

Em Minas Gerais, o ano de 2022 será lembrado por avanços e conquistas na simplificação do ambiente de negócios. Na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, novas ações na prestação de serviços para o empresariado mineiro resultaram na maior facilidade para registrar empresas e na ampliação de novos negócios no interior.

Exemplo foi a integração da autarquia à assinatura digital de documentos na plataforma Gov.BR possibilitando mais uma forma de assinatura além do certificado digital (A1, A3 e nuvem) para os atos de abertura, alteração e baixa de empresas. 

Pioneira no desenvolvimento tecnológico, a Jucemg avançou também no registro automático. Mais de 176 mil formalizações foram realizadas de forma automática, isto é, sem intervenção humana, desde que foi implantado em 2019. A ferramenta permite a abertura e o encerramento de empresas (Empresário Individual, Eireli e Sociedade Limitada) de forma imediata, pela internet, em qualquer horário e dia da semana, com a liberação automática do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A Jucemg foi a primeira a implantar o registro automático no país.

Interior   

Em sequência à expansão da Jucemg no interior, houve a ampliação do programa Sala Mineira do Empreendedor para 368 municípios, com a inauguração de mais 224 unidades, entre 2019 e 2022.

Parceria entre a Jucemg, o Sebrae Minas e prefeituras, a Sala Mineira é um local de referência no município para o empresário obter informações, serviços e capacitações sobre a abertura, funcionamento, gestão de seu negócio, empreendedorismo e atendimento ao MEI. 

Leia Também:  Estudantes da rede estadual mineira conquistam 577 medalhas na 17ª Obmep

Outra ampliação foi a do número de prefeituras integradas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócio (Redesim), que subiu de 224 municípios para 422, com 198 novos acordos firmados entre 2019 e 2022.  

Ao se incorporarem à Redesim, as prefeituras têm acesso ao sistema integrador estadual – ambiente informatizado desenvolvido pela Jucemg -, que promove a integração de todas as etapas de competência municipal para formalização de empresas: consulta de viabilidade, inscrição municipal e emissão de alvará de localização e de funcionamento.

O sistema permite cumprir todas as etapas para a abertura de negócios em um local único, pela internet, o que confere rapidez e segurança ao processo.

Atendimento ao cidadão

Para melhorar o atendimento ao cidadão-usuário, a Jucemg aperfeiçoou canais via WhatsApp e chat on-line. Em média, são realizados 13 mil atendimentos por mês. A nova plataforma está em vigor desde o segundo semestre do ano passado. 

Para a diretora de Registro Empresarial, Ligia Xenes, a Jucemg avança em qualidade, modernização e agilidade na prestação de serviços, visando a satisfação dos usuários.

Ela destaca ainda que “a Junta disponibiliza uma central de atendimento on-line, ferramenta essencial para solucionar problemas e dificuldades dos usuários de forma satisfatória e imediata, o que resulta na agilidade tão necessária ao empresariado, além de manter permanentemente atualizados os procedimentos de simplificação dos atos empresariais de acordo com as normas do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) e legislação federal, por meio de entendimentos aprovados pelo Plenário de Vogais, que objetivam facilitar a compreensão e aplicação pelos requerentes dos seus serviços.”

Leia Também:  Minas amplia e fortalece malha aérea

Balanço

Num balanço das ações da Jucemg em 2022, o presidente Bruno Falci ressalta que o momento é de “avaliar avanços, pontos fortes e pontos em que é preciso melhorar”.

Falci avalia ainda que o ano foi de muitas conquistas na Junta e aponta destaques e avanços na área tecnológica, com um sistema moderno, seguro e eficiente e o atendimento aos usuários, que oferece qualidade, segurança, transparência e agilidade nos processos. “Buscamos a cada dia a excelência na prestação dos serviços de registro empresarial”, completa. O presidente também reconhece o desempenho e o profissionalismo dos servidores e servidoras da Jucemg ao afirmar que “a Junta é referência na busca de um ambiente de negócios simples e sem burocracia, o que se reflete na geração de trabalho e renda para o nosso estado.”

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Minas Gerais tem seis municípios em situação de emergência pelas chuvas

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Estado multa empresa em quase R$ 300 milhões por falta de limpeza em lagoa que transbordou em Capitólio

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA