Brasil e Mundo
Veja quais governadores são esperados para a posse de Lula


A cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) deve contar com ao menos 11 dos 27 governadores que se elegeram durante as eleições de outubro de 2022. Dos que confirmaram a presença no evento, que ocorrerá neste domingo (1º), nove são de estados da região nordeste do país.
Lula venceu o segundo turno das eleições contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com cerca de 60.345.999 de votos. Ao ser derrotado, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente em busca pela reeleição a perder uma disputa desde a redemocratização do país.
Nesta sexta (30), o chefe do Executivo realizou uma última live como mandatário do Brasil e, logo depois, viajou para a Flórida , nos Estados Unidos, onde deve permanecer durante todo mês de janeiro.
Veja quem são os 11 governadores confirmados na posse do petista:
Helder Barbalho (MDB) Clécio Luís (Solidariedade) Carlos Brandão (PSB) Wanderlei Barbosa (Republicanos) Rafael Fonteles (PT) Jerônimo Rodrigues (PT) Elmano Freitas (PT) Ibaneis Rocha (MDB) Fátima Bezerra (PT) João Azevedo (PSB) Claúdio Castro (PL)
Outros 15 governadores não irão à posse de Lula em Brasília. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, não confirmou se irá ou não na cerimônia.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS