Brasil e Mundo

Tensão, Lula e Bolsonaro: mídia internacional repercute posse

Publicados

em

Lula ao lado de representantes da sociedade civil
Reprodução

Lula ao lado de representantes da sociedade civil

A imprensa internacional repercutiu a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (1°). Reportagens dos veículos do exterior apontaram o clima de esperança dos apoiadores que foram a Brasília acompanhar o evento, mas também destacaram a tensão por causa de possíveis tentativas de ato terrorista na capital federal.

“Milhares se reúnem para posse de Lula em um Brasil tenso”, relatou o jornal americano The Washington Post “A ameaça de potencial violência não muito longe do Palácio do Planalto, onde Lula seria empossado para um terceiro mandato como presidente do país mais populoso da América Latina, foi um forte lembrete da divisão no país que ele agora tem a tarefa de governar”.

O The New York Times mencionou a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos na última sexta-feira (30). O veículo relatou que o antigo governante do Brasil enfrenta uma série de investigações e por isso optou por passar um período longe do país.

Leia Também:  MPF pede investigação contra deputados que incitaram terrorismo no DF

“Enfrentando várias investigações de seu tempo no cargo, Bolsonaro voou para Orlando na noite de sexta-feira e planeja ficar na Flórida por pelo menos um mês”, destacou o jornal.

Bolsonaro não participou da cerimônia de posse de Lula e a faixa presidencial precisou ser entregue por um grupo de pessoas.  O The New York Times chamou o rito de um “importante símbolo da transição pacífica de poder em um país onde muitos ainda se lembram dos 21 anos de ditadura militar encerrada em 1985”.

Preocupação com a segurança de Lula, destacou a BBC e o El País

O canal do Reino Unido BBC noticiou que a posse foi cercada de preocupação por possível ato terrorista de bolsonaristas. “Brasília prometeu enviar “100%” de sua força policial – cerca de 8.000 policiais – para a cidade em meio a temores de que alguns apoiadores de Bolsonaro possam tentar interromper os procedimentos”, explicou.

O jornal espanhol El País apontou trechos do discurso de Lula e citou o ex-vice-presidente Hamilton Mourão. O francês Le Parisien tratou o dia como “histórico e tenso”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no  Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Publicados

em

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos

Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.

De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.

Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Leia Também:  Moraes concede liberdade provisória para ex-comandante da PM

O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.

O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA