Brasil e Mundo
Nísia toma posse da Saúde: ‘Nossa gestão será pautada pela ciência’


Em cerimônia na manhã desta segunda-feira (2), a socióloga e presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Nísia Trindade tomou posse como ministra da Saúde do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) .
Nísia é a primeira mulher a liderar a pasta da Saúde.
Em discurso, a nova ministra disse que vai revogar portarias e notas técnicas da pasta que “ofendem a ciência, os direitos humanos, os direitos sexuais e reprodutivos”.
“Transformaram várias posições do Ministério da Saúde em uma agenda conservadora e negacionista da ciência”, afirmou.
Na declaração, Nísia também defendeu ações de combate à fome após a pandemia e falou sobre a importância da aprovação da PEC de Transição .
Na ocasião, a ministra defendeu a vacinação contra a Covid-19 e prometeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) . Ela disse que a pasta será guiada pela ciência .
“Nossa gestão será pautada pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica.”
O evento foi marcado pela presença de outros seis ministros de Lula : Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais; Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social; Esther Dwerk, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Ana Moser, ministra do Esporte; Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia; e Cida Gonçalves, ministra da Mulher.
A nomeação de Nísia Trindade foi oficializada por Lula em cerimônia em 22 de dezembro .
Em 2017, a cientista social se tornou a primeira mandatária mulher da história da Fiocruz em 116 anos, um marco na história da instituição. Agora, também deixa sua marca entre as gestões brasileiras ao ser a primeira mulher escolhida para comandar a Saúde.
Nos últimos anos, Nísia participou ativamente dos debates sobre a saúde pública no Brasil, por conta do trabalho da Fiocruz na produção de vacinas contra o coronavírus.
Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) , somente na pandemia, em 2020, o então mandatário demitiu três ministros da Saúde no período de um ano.
Após discordarem da condução de Bolsonaro durante a pandemia e do udo de medicamentos com ineficácia comprovada contra a doença, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich foram os primeiros a deixarem o posto.
Depois, o cargo passou pelas mãos do general Eduardo Pazuello — exonerado após pressão política . Marcelo Queiroga foi o último ministro da Saúde de Bolsonaro, que encerrou o mandato dele.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics