Brasil e Mundo
MT: prefeita renuncia por conta da volta de Lula à Presidência


A prefeita da cidade de Carlinda-MT renunciou ao cargo após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir a Presidência da República. O anúncio da renúncia de Carmelinda Martines aconteceu nesta terça-feira (3).
Ela entregou uma carta à Câmara Municipal da cidade mato-grossense, onde explicitou que o motivo de decidir se afastar do cargo foi a sua insatisfação com a volta do petista à chefia do Executivo brasileiro.
“Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da administração que se inicia no dia 1/1/2023, pelo novo presidente da república e, por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim na frente do poder executivo municipal”, escreveu Carmelinda.
“Minhas lutas, incansáveis, duradouras e vitoriosas, poderão se tornar doloridas e dotadas de consequências prejudiciais a toda a população, justamente pelo desalinhamento que nutro com o novo Presidente”, complementou.
Quem assumirá o posto de prefeito será o Pastor Fernando Ribeiro, vice-prefeito de Martines ao longo do seu mandato. De acordo com a Câmara da cidade, ela continuará no cargo até o dia 31 de janeiro.
“Informamos que em reunião que antecedeu o protocolo da referida Carta de Renúncia e a pedido do Presidente do Legislativo Municipal, houve a concordância e entendimento junto a prefeita Carmem para que a mesma permaneça no cargo até o dia 31 de janeiro de 2023, possibilitando assim que seu sucessor, o vice-prefeito Pastor Fernando Ribeiro, tenha um período adequado de transição junto com a atual chefe do Executivo Municipal”, informou em comunicado .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro