Minas Gerais
Direito e Medicina estão entre os cursos gratuitos para o Vestibular Uemg 2023
Estudantes de Minas Gerais e de outros estados brasileiros encontram, no ensino superior público estadual, um caminho não apenas reconhecido, mas também gratuito para a formação profissional em áreas tradicionais e bastante buscadas pelos futuros universitários, como Medicina, Direito e Engenharia.
O Vestibular Uemg 2023, que encerra inscrições para vagas de ampla concorrência na próxima segunda-feira (9/1), por exemplo, disponibiliza mais de 4,6 mil vagas em diversas dessas áreas.
“A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) possui 20 unidades acadêmicas, que oferecem 133 cursos de graduação em 18 municípios mineiros”, lista a pró-reitora de Graduação, Michelle Rodrigues.
O perfil dos estudantes da Uemg, segundo ela, “é jovem, com a grande maioria na faixa etária entre 17 e 30 anos”. Outro destaque, de acordo com informações da universidade, é que 75% dos graduandos, hoje, vieram de escolas públicas.
Os cursos de graduação mais procurados, sobretudo pelos jovens, são os de “Medicina, Direito, Psicologia, Pedagogia, Sistemas de Informação, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Engenharia da Computação, Design Gráfico e Biomedicina”, elenca Michelle.
Foco nas potencialidades
Os cursos disponíveis na universidade abrangem todas as áreas de conhecimento, tais como Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Extas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e cursos na área de Linguística, Letras e Artes.
Um dos diferenciais, em comparação com outros centros de formação, está no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem, aos estudantes, conforme a pró-reitora, o desenvolvimento de competências e habilidades para o mercado de trabalho.
“O ensino público, gratuito e de qualidade oferecido pela Uemg permite uma formação profissional e cidadã diferenciada, ao considerar as diversas características e potencialidades das regiões mineiras para a implementação dos cursos de graduação”, aponta.
Oportunidade em Direito
Alcançar visão ampla das diversas carreiras jurídicas, segundo o professor e coordenador do curso de Direito da Unidade Ituiutaba, Marcelo Sant’Anna, é um dos diferenciais da graduação disponibilizada no campus região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
“O curso consegue capacitar o aluno para que possa sair um profissional extremamente preparado para o mercado de trabalho”, observa. A preparação, de acordo com o professor, vai “desde disciplinas que possibilitam um pensamento crítico e reflexivo sobre os movimentos sociais e o Direito, até matérias que tratam especificamente sobre as legislações nacionais”, completa.
A base estratégica do curso em Ituiutaba também não é uma coincidência.
“Na região, temos um amplo mercado de trabalho, com vários escritórios de advocacia e órgãos públicos, o que possibilita ao aluno conhecer as diversas profissões ainda na universidade, na condição de estagiários e, com isso, definir qual o caminho que pretende seguir”, contextualiza.
Outra ferramenta diferenciada para a formação jurídica está, conforme o coordenador, na estrutura para o desenvolvimento de habilidades jurídicas, inclusive com as atividades de estágio obrigatório.
“Somos a única universidade pública na cidade a oferecer o curso de Direito, o que demonstra o nosso diferencial”, afirma. Marcelo destaca, ainda, a facilidade de deslocamento para aqueles interessados em fazer o curso no município.
Medicina: integralidade da assistência
O curso de Medicina da Uemg, na Unidade de Passos, no Sul de Minas, é outro bastante reconhecido no mercado de trabalho e no meio acadêmico, por preparar profissionais com formação crítica, humanista, reflexiva e generalista.
No Sul de Minas, os futuros médicos estudam em turno integral, durante seis anos, com atenção, por exemplo, aos princípios éticos, diferentes níveis de atenção no processo de saúde-doença, à perspectiva da integralidade da assistência, entre outros tópicos estratégicos e permanentemente atualizados.
O bacharelado é resultado, conforme apresentado no Projeto Político Pedagógico da instituição, de um desenvolvimento coletivo, que envolveu profissionais de diferentes áreas do conhecimento e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta parceria, inclusive, é apontada como indispensável para a boa formação dos médicos, da universidade para o exercício da medicina.
Processo seletivo
O Vestibular Uemg 2023 prevê aplicação de questões objetivas que abordam conhecimentos do ensino médio e, ainda, uma prova de redação. Para os cursos que exigem habilidades específicas (Música, por exemplo), os candidatos ainda fazem um teste de seleção complementar.
Outra forma de entrada na universidade é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para 2023, a Uemg disponibilizou 25% das vagas para cadastrados no SiSU, por ampla concorrência, e 75% para candidatos inscritos no processo seletivo próprio. (saiba mais neste link).
Números
Além dos cursos de graduação, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) disponibiliza 26 especializações, nove cursos de mestrado e dois de doutorado.
Atualmente, a Uemg reúne cerca de 1,7 mil docentes, 21 mil estudantes e aproximadamente 600 servidores.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
ESPORTES4 dias atrásFinal do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia tem nova data confirmada
-
ESPORTES3 dias atrásCapitólio brilha como palco do vôlei de praia mineiro
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrásEnquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásDivinópolis terá Oncologia Pediátrica
-
ESPORTES5 dias atrásVôlei, sol e energia positiva: Capitólio estreou com pé direito o primeiro dia do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCemig é reconhecida como a melhor empresa de energia do Brasil
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásEmpresa amplia fábrica em Araxá
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásDeputado Arantes representa Assembleia no Conecta Com Minas 2025 e destaca importância da mídia regional e dos jornais impressos



