Polícia
PCMG apreende suspeito de matar homem em Santa Luzia
Em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nessa terça-feira (3/1), mandado de busca e apreensão para internação de um suspeito de ato infracional análogo ao crime de homicídio. Ele é investigado pela morte de um homem, de 53 anos. Segundo apurado, a execução está relacionada com o tráfico de entorpecentes na região do bairro Chácara Santa Inês.
Os fatos ocorreram em 14 de novembro de 2021, na mesma área onde a vítima foi morta a tiros. As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios (DEH) em Santa Luzia, indicam que o suspeito – à época dos fatos com 17 anos, atualmente com 18 – desconfiava de que o homem estaria passando informações às forças policiais a respeito da movimentação do tráfico na região na qual o grupo criminoso que dominava o tráfico de drogas local atuava.
Logo após a execução, o jovem foi apreendido em posse de uma arma de fogo. A Polícia Civil realizou o exame de microcomparação balística com os projéteis recuperados no corpo da vítima, obtendo resultado positivo. Foi levantado, ainda, que o investigado, em vídeo veiculado em redes sociais no segundo semestre de 2022, teria ameaçado policiais que atuavam na área de domínio onde ele praticava atividades do comércio de entorpecentes.
Apreensão
Concluídas as investigações – com indicação da responsabilidade do suspeito pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima -, a PCMG remeteu o procedimento policial à Vara da Infância e Juventude da comarca de Santa Luzia, que determinou a internação provisória do investigado.
O jovem foi localizado ontem durante ação das equipes da DEH e da 3ª Delegacia de Polícia Civil em Santa Luzia. Após formalização do cumprimento do mandado na unidade policial, o suspeito foi encaminhado ao sistema socioeducativo.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.