Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

‘Havia conivência explícita da polícia’, diz Lula sobre atos golpistas

Publicados

em

Lula durante reunião em Brasília
Reprodução: TV Brasil

Lula durante reunião em Brasília

Durante a reunião com os 27 governadores na noite desta segunda-feira (9) , o  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a Polícia Federal “negligenciou” os atos golpistas e agiu com “conivência”.

“Tive que tomar uma atitude forte, porque a polícia de Brasília negligenciou, a inteligência de Brasília negligenciou as invasões […] No dia da minha diplomação a polícia militar de Brasília acompanhava as pessoas tacando fogo em ônibus, havia uma conivência explícita da polícia apoiando os manifestantes”, disse Lula.

O presidente começou o discurso agradecendo a presença de todos os chefes dos estados. “Uma das minhas propostas de campanha era reunir os 27 governadores para pensarmos os projetos mais importantes de cada estado. Quis Deus que essa reunião de hoje acontecesse antes, onde vocês vieram prestar solidariedade ao país e a democracia”.

Sobre os autores dos atos, Lula afirmou que “essa gente passou a reivindicar o negacionismo do resultado eleitoral, começou a reivindicar a negação da urna eletrônica que está provada que é a coisa mais evoluída do ponto de vista eleitoral. Eles reivindicaram o golpe”.

Por fim, o presidente declarou que irá investigar quem financiou a viagem dos golpistas até a capital do Brasil para realizarem os atos antidemocráticos.

“Não é possível um movimento durar o tempo que durou na frente dos quartéis se não tiver gente financiando. Vamos investigar e vamos chegar a quem financiou. Foi muito difícil conquistarmos a democracia nesse país. Precisamos aprender a conviver democraticamente na diversidade. Eles queriam golpe, e golpe não vai ter. Não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos”, disse Lula.

Lula e os governadores caminhando até a sede do Supremo
Reprodução: redes sociais – 09/01/2023

Lula e os governadores caminhando até a sede do Supremo

Após a reunião, o presidente Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a presidenta do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e o senador presidente em exercício, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) junto com os 27 governadores caminharam a pé até a sede do Supremo para verem a destruição na sede causada pelos atos terroristas.

Leia Também:  Curso de operações com cães em ambiente carcerário da Polícia Penal de Minas atrai outros estados

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!

Publicados

em

A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.

Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.

Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?

As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Delegada participa de webnar sobre Semana Nacional de Trânsito
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA