Minas Gerais

Conheça dicas de segurança com a rede elétrica durante enchentes

Publicados

em

Como em anos anteriores, algumas regiões de Minas Gerais têm sido fortemente atingidas pelas chuvas de verão. Em algumas situações, estão ocorrendo enchentes e inundações, sejam relacionadas ao acúmulo de água nas vias ou ao aumento das vazões nas cabeceiras de rios e córregos. Por esse motivo, a Cemig destaca que é necessário a população redobrar os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos.

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, alerta que água e energia elétrica não combinam. “Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia e, caso este fio partido esteja em uma área alagada, ninguém poderá se aproximar dessa área alagada”, afirma.  O especialista ressalta, ainda, que somente profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica.

Aparelhos elétricos

Ao deixar a casa por causa das enchentes, é importante desligar os disjuntores e também retirar equipamentos das tomadas. Para evitar danos aos aparelhos é aconselhável, ainda, que eles sejam depositados em locais mais altos, pois assim evita-se que a água atinja os circuitos internos das peças.

Quando o retorno às residências for seguro, moradores precisam verificar, de fato, se a energia está desligada. De acordo com João Jose Magalhães Soares, é fundamental realizar uma vistoria nas instalações elétricas antes de ligar a energia. “A água pode entrar na tubulação elétrica e, por isso, o ideal é contratar um eletricista experiente para realizar a vistoria, tanto nas instalações quanto nos equipamentos”, alerta.

Leia Também:  BDMG oferece crédito especial para micro e pequenas empresas do setor de Turismo 

Outras situações

Outro possível cenário de acidente é quando o fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do veículo devem permanecer dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.

“É importante ressaltar que o abandono do veículo deve ser feito somente em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Para sair do automóvel, deve-se abrir bem a porta, juntar os dois pés e pular para bem longe do veículo, sem tocar na lataria e no chão ao mesmo tempo. Caso contrário, é mais seguro permanecer no seu interior até a chegada da Cemig e do Corpo de Bombeiros. Caso o veículo não esteja danificado e funcione normalmente, é importante que o condutor dirija para um local longe do fio partido e – somente depois disso e com a certeza de que o fio não está mais no veículo – desça e ande para o mais distante possível deste local onde está o fio partido, além de ligar imediatamente para a Cemig no 116”, orienta o gerente.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores em vias públicas. Elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer fios possivelmente energizados, que ficam escondidos entre as folhas e podem causar acidentes graves caso as pessoas tentem retirar os galhos.

Leia Também:  Emater-MG instala unidade de referência de frutas de clima temperado no Sul de Minas

Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:

Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger das inundações;

Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou os pés úmidos;

Jamais tente desligar ou religar energia da rede elétrica da Cemig por conta própria;

Não tente carregar aparelhos móveis como celulares e tablets em locais úmidos;

Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que o mesmo não esteja conectado na tomada;

Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, pois o mais comum é que as descargas atmosféricas caiam em locais mais altos;

Jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico;

Tampas de caixas d’água, telhas, totens e quaisquer outros materiais que podem ser levados com o vento devem ser bem afixados para impedir que atinjam pessoas, veículos e também as redes elétricas;

É importante acompanhar a previsão meteorológica e, em caso de tempestades, evitar sair de casa;

Evite locais sujeitos a alagamento.

Para mais informações, acesse o portal Cemig e faça o curso gratuito “Uso Seguro e Eficiente da Energia Elétrica” no site da UniverCemig, nos endereços: www.cemig.com.br/segurança e www.univerceimg.cemig.com.br/ead

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Recuperação funcional das rodovias MG-409 e MG-105 avançam no Vale do Mucuri

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Fucam promove capacitação gratuita sobre a Neurociência aplicada a Educação

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA