Polícia
Montes Claros: PCMG apresenta balanço dos trabalhos realizados em 2022
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na quarta-feira (11/1), apresentou os resultados alcançados em 2022 pelas forças de segurança pública da 11º Região Integrada de Segurança Pública, em Montes Claros, Norte do estado. Além da Polícia Civil, apresentaram seus dados a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal e a Polícia Federal.
O chefe do 11º Departamento, delegado-geral Jurandir Rodrigues César Filho, destacou os trabalhos policiais prestados na área de atuação, os quais contribuíram para o contínuo controle dos índices de crimes violentos no Norte de Minas, inclusive homicídios. Ele ainda ressaltou que 2022 foi um ano de desafios para as forças de segurança pública que buscaram manter e reduzir os índices em um momento de retomada das atividades por parte da população, marcado pelo período pós-pandemia.
Combate à criminalidade
Entre os meses de janeiro e outubro de 2022, foram despachadas 56 mil ocorrências e instaurados 21 mil procedimentos pelas unidades policiais, sendo que mais de 15 mil procedimentos foram concluídos. No decorrer do ano, foram realizadas 194 operações de repressão qualificada aos crimes violentos no âmbito do 11º Departamento.
Emissão de identidade e banca examinadora
Foram expedidas mais de 66 mil carteiras de identidade, ressaltando-se a implementação da identidade digital, sem restrição de cédulas, com entrega pelos correios, permitindo melhor acesso à população. Quanto à banca examinadora, foram aplicados 85.251 exames de legislação e de direção veicular.
Investimentos
De acordo com o chefe de departamento, em 2022, com o compromisso do Governo em promover melhorias nas unidades e ampliar as estruturas da Polícia Civil, a instituição investiu no seu fortalecimento. Entre os principais projetos estão: a criação do Posto Médico Legal em Taiobeiras, com a designação de três médicos-legistas; a criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) também em Taiobeiras, com a designação de uma delegada e de uma escrivã para atuarem na unidade; a reforma da Delegacia de Plantão em Montes Claros; a reforma da Delegacia de Polícia Civil em Francisco Sá; a reforma do prédio que abrigará a delegacia em Montalvânia.
Jurandir Filho também enfatizou o compromisso do Estado no fortalecimento da PCMG por meio de concursos anuais e regulares. Em 2022, o 11º Departamento recebeu reposições e incremento de mais 25 novos policiais.
3ª Central Estadual do Plantão Digital Norte
Outro grande investimento da chefia da Polícia Civil foi a criação da 3ª Central Estadual do Plantão Digital Norte, que recebeu 40 escrivães e 20 delegados e está em fase de implementação em Montes Claros, para atender aos Departamentos da PCMG em Montes Claros, Curvelo, Unaí e Teófilo Otoni, abrangendo 14 delegacias regionais, 206 municípios, com 3,5 milhões de habitantes no total (19% do estado). Essa modalidade de trabalho digital vai permitir que todos os delegados e escrivães desses departamentos, antes envolvidos em escalas de expediente e plantão, possam dedicar-se, exclusivamente, ao expediente, conduzindo as investigações e atendendo ao público, contribuindo para o controle e redução da criminalidade do estado considerado o mais seguro do Brasil.
A criação do Laboratório de Lavagem de Dinheiro na sede do 11º Departamento, visando o combate ao poder econômico das organizações criminosas, também foi destacado pelo chefe do departamento. Além disso, foram destinados para a região do 11º Departamento cerca de R$ 5 milhões por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), revertidos em 200 computadores, 30 viaturas e mobiliários para as unidades, sendo estes os principais instrumentos de trabalho do policial.
Para finalizar, o delegado ressalta a importância dos trabalhos integrados entre as forças de segurança da 11ª RISP como fator preponderante para a redução dos índices de criminalidade violenta na última década e seu controle no pós-pandemia.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS47 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO10 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela