Brasil e Mundo
Assassino do ex-premiê japonês Shinzo Abe é indiciado


O Japão indiciou nesta sexta-feira (13) o homem que assassinou o ex- primeiro-ministro Shinzo Abe durante um comício eleitoral na cidade de Nara em julho passado.
Tetsuya Yamagami , de 42 anos de idade, foi acusado pelas autoridades locais de assassinato e de violar as leis de controle de armas do país, segundo a imprensa japonesa.
A medida confirmada pelo Ministério Público do Distrito de Nara foi anunciada depois que uma longa avaliação psiquiátrica indicou que o homem tem condições de responder por seus atos.
O ex-militar marcará presença em um tribunal japonês para responder os motivos que o levaram a matar Abe com uma arma de fabricação caseira.
Em depoimento à polícia, Yamagami afirmou que atirou no ex-premiê por acreditar que ele era ligado à Igreja da Unificação, seita cristã para a qual sua mãe teria feito grandes doações em dinheiro, comprometendo as finanças da família.
Abe tinha 67 anos de idade e foi o primeiro-ministro mais longevo da história do Japão, ficando marcado por sua cartilha econômica, a “Abenomics”, com políticas monetárias expansionistas e reformas estruturais, e por romper com a tradição pacifista do país no pós-guerra.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


Brasil e Mundo
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos
Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.
De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.
Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.
O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.
O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Acidentes aumentam 14% em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Cervejeira abre 11 mil oportunidades
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Unimontes tem boas notas no Enade
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga