Polícia
IMLAR recebe visita de juíza da Vara da Criança e do Adolescente
Nesta sexta-feira (31/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu, no Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette (IMLAR), em Belo Horizonte, a visita da juíza da Vara Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes (Vecca), Marixa Fabiane Lopes Rodrigues. O encontro teve por objetivo apresentar à magistrada as instalações do IMLAR e os trabalhos técnico-científicos desempenhados pelos servidores da unidade.
A visita, conforme explica o superintendente de Polícia Técnico-Científica da PCMG, médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos, é uma forma de estreitar laços entre a Vecca e o IMLAR, que desenvolve serviços relativos a menores em conflito com a lei por meio dos setores de Psicologia e Psiquiatria Forense.
“A perícia oficial da PCMG, por meio da medicina legal e da perícia criminal, é um importante ator do sistema de justiça criminal. Produz a prova técnica, a partir de laudos, que muito auxiliam na investigação e na persecução penal. A visita, hoje, da juíza Marixa e dos seus assessores muito nos honra. Representa importante aproximação com o Judiciário mineiro e permite demonstrar, com detalhes, como as perícias são executadas”, destaca Thales Bittencourt.
A juíza, acompanhada de uma equipe técnica, conheceu todos os setores do instituto, incluindo aqueles de maior visibilidade para a área de atuação: Sexologia, Antropologia Forense, Toxicologia, Laboratório de Patologia, Enfermagem e Psiquiatria, além do necrotério.
Marixa agradeceu a oportunidade de conhecer o IMLAR, segundo ela uma ocasião para agregar conhecimento sobre os procedimentos adotados pela Polícia Civil nas análises envolvendo crianças e adolescentes. “Como titular da Vara Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes, cuja maior incidência são os crimes sexuais, foi uma oportunidade ímpar para conhecer como são realizados os atendimentos, as perícias de corpo de delito e a confecção dos laudos”, afirmou.
A juíza também adiantou o desejo de ver implantado um novo tipo de serviço em parceria com a PCMG. “Nessa ocasião, trouxemos algumas demandas de nossa unidade judiciária, na busca da excelência do trabalho pericial para realização da justiça e iniciamos tratativas para que, em um futuro próximo, os serviços do IMLAR possam estar integrados aos atendimentos das vítimas de crimes sexuais dentro de um centro de referência”, pontuou.
Durante a visita, a autoridade esteve acompanhada da diretora do IMLAR, médica-legista Naray Aparecida Paulino, e do chefe de Perícias no Vivo, médico-legista Gerson Coelho Cavalcante Junior.
Está programada para a próxima sexta-feira (20/1) uma nova atividade, com a presença da juíza Marixa, de forma a contemplar outros integrantes da equipe da magistrada.
Pela Vecca, participaram dos trabalhos desta sexta-feira a assessora da magistrada, Gabriella Véo Lopes da Silva; a assistente de gabinete Sumaya Gibram; as estagiárias de pós-graduação Grazielle Martins Rezende e Marcella Mara Dias da Silva; e o estagiário de graduação Natan Viana Bastos.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS41 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO4 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela