Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

Lula critica Bolsonaro em reunião com reitores: “Saindo das trevas”

Publicados

em

Lula em reunião com reitores de universidades
Reprodução/Youtube

Lula em reunião com reitores de universidades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do Ministro da Educação , Camilo Santana (PT-CE), se reuniu com reitores de universidades no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (19). Ele voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) ao afirmar que a educação do país está “saindo das trevas”. Ele prometeu que o ensino público federal vai “voltar à luminosidade de um novo tempo”.

“Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento”, declarou o petista em encontro com 27 reitores das universidades federais do país.

Lula voltou a criticar a política adotada pelo governo anterior para as universidades públicas. Ele garantiu que dará prioridade ao ensino superior, igual ocorreu nos seus dois primeiros mandatos. “Eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, acrescentou. 

Leia Também:  Eduardo Paes sobre deslizamentos no Rio: "Não paguem para ver"

Durante o discurso, o presidente da República disse que as instituições de ensino tiveram que passar por um momento de “obscurantismo” por culpa da gestão bolsonarista. “Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos”, lamentou.

No ano passado, ao longo da corrida eleitora de 2022, o chefe do Executivo federal deixou claro aos eleitores que faria um investimento pesado nas instituições de educação federal. Ele usou seus outros governos como exemplo e se emocionou diversas vezes ao defender o setor.

O petista também prometeu dialogar com as principais lideranças da área educacional do país.

Lula volta a citar os dois primeiros mandatos

O presidente Lula voltou a citar o trabalho que realizou nos seus dois primeiros mandatos. Ele disse novamente que fará investimentos iguais ocorreram entre 2003 e 2010. O petista destacou que a verba não ficará restrita no ensino superior, pois seu objetivo é dar atenção para a educação básica e a área de pesquisa.

“Eu tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação”, relatou.

Leia Também:  Reunião no TCE-MG discutiu ações de enfrentamento à violência contra a mulher

“Embora derrotamos Bolsonaro, nós temos que derrotar o ódio, a mentira, as fake news e os fanáticos”, afirmou Lula ao encerrar a reunião.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!

Publicados

em

A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.

Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.

Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?

As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Michelle Bolsonaro nega ser candidata do governo do DF em 2026
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA