Brasil e Mundo
Lula critica Bolsonaro em reunião com reitores: “Saindo das trevas”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do Ministro da Educação , Camilo Santana (PT-CE), se reuniu com reitores de universidades no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (19). Ele voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) ao afirmar que a educação do país está “saindo das trevas”. Ele prometeu que o ensino público federal vai “voltar à luminosidade de um novo tempo”.
“Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento”, declarou o petista em encontro com 27 reitores das universidades federais do país.
Lula voltou a criticar a política adotada pelo governo anterior para as universidades públicas. Ele garantiu que dará prioridade ao ensino superior, igual ocorreu nos seus dois primeiros mandatos. “Eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, acrescentou.
Durante o discurso, o presidente da República disse que as instituições de ensino tiveram que passar por um momento de “obscurantismo” por culpa da gestão bolsonarista. “Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos”, lamentou.
No ano passado, ao longo da corrida eleitora de 2022, o chefe do Executivo federal deixou claro aos eleitores que faria um investimento pesado nas instituições de educação federal. Ele usou seus outros governos como exemplo e se emocionou diversas vezes ao defender o setor.
O petista também prometeu dialogar com as principais lideranças da área educacional do país.
Lula volta a citar os dois primeiros mandatos
O presidente Lula voltou a citar o trabalho que realizou nos seus dois primeiros mandatos. Ele disse novamente que fará investimentos iguais ocorreram entre 2003 e 2010. O petista destacou que a verba não ficará restrita no ensino superior, pois seu objetivo é dar atenção para a educação básica e a área de pesquisa.
“Eu tenho orgulho de ter vivido o momento em que a gente mais acreditou na educação”, relatou.
“Embora derrotamos Bolsonaro, nós temos que derrotar o ódio, a mentira, as fake news e os fanáticos”, afirmou Lula ao encerrar a reunião.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
A Marinha do Brasil (MB) está conduzindo, ao longo desta semana, a Operação Furnas 2025, um dos maiores treinamentos militares já realizados em Minas Gerais. A operação mobiliza cerca de 1.800 militares, além de embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios, em uma estrutura montada na região do Lago de Furnas, no Sul do estado.
O exercício, que seguirá até o dia 30 de outubro, conta com a participação de militares de nove países — entre eles França, Portugal, Chile e Reino Unido — e de um representante da Junta Interamericana de Defesa. O objetivo é treinar tropas e fortalecer a integração entre forças civis e militares, com foco em operações de defesa, missões de paz e ações de resposta a desastres naturais.
Ação Cívico-Social beneficiou população de São José da Barra
No último sábado (25), a Marinha promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO) em São José da Barra (MG), beneficiando centenas de moradores da cidade e de municípios vizinhos.
Durante a ação, foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, oficinas de primeiros socorros, cortes de cabelo, além de atividades educativas e culturais.
A programação contou com apresentações de cães de guerra, Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, Fanfarra Municipal de São José da Barra e mostra de equipamentos e viaturas da Marinha, atraindo famílias e crianças durante todo o dia.
De acordo com o Capitão de Fragata Demóstenes Apostolides, diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, mais de 200 pessoas foram atendidas.
“Esse tipo de iniciativa aproxima a Marinha da população e reforça o compromisso social da instituição, que não se limita apenas à atuação militar, mas também ao cuidado e à solidariedade”, destacou o oficial.
Workshop em Passos reuniu instituições civis e militares
Na segunda-feira (27), a Marinha realizou o II Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, na Faculdade Santa Casa de Passos (MG).
O encontro reuniu representantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Eletrobras, Santa Casa de Misericórdia e universitários da região.O evento teve como foco o intercâmbio de experiências e a troca de lições aprendidas em situações de emergência e desastres naturais, fortalecendo a integração entre órgãos civis e militares.
A programação incluiu palestras temáticas e um exercício de coordenação interagências, simulando cenários de calamidade pública.Demonstração de Capacidades será realizada nesta quarta-feira
O ponto alto da Operação Furnas 2025 acontecerá nesta quarta-feira (29), com a Demonstração de Capacidades no Lago de Furnas.
Durante o evento, a Marinha apresentará parte de seus meios operativos, com embarcações, aeronaves, veículos blindados e anfíbios, exibindo ao público a estrutura e a preparação das forças brasileiras para atuar em diferentes tipos de cenário.Presença e integração
Com a Operação Furnas 2025, a Marinha reforça sua presença estratégica em Minas Gerais e demonstra a importância do Lago de Furnas como área de treinamento e de integração com a sociedade civil.
As ações unem tecnologia, capacitação militar e compromisso social, fortalecendo o elo entre as Forças Armadas e a população mineira.
-
ESPORTES7 dias atrásOnde o esporte encontra a natureza: Capitólio celebra o vôlei de praia e o talento mineiro
-
ESPORTES4 dias atrásFinal do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia tem nova data confirmada
-
ESPORTES3 dias atrásCapitólio brilha como palco do vôlei de praia mineiro
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrásEnquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásLobos do Caraça adaptados aos visitantes
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásDivinópolis terá Oncologia Pediátrica
-
ESPORTES5 dias atrásVôlei, sol e energia positiva: Capitólio estreou com pé direito o primeiro dia do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCemig é reconhecida como a melhor empresa de energia do Brasil



