Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Arsae-MG aprova Agenda Regulatória 2023-2024 com formato bienal inédito

Publicados

em

A diretoria colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) aprovou, na quarta-feira (18/1), a Agenda Regulatória 2023-2024. O instrumento de governança assegura à sociedade transparência e previsibilidade das ações que serão tomadas pela agência quanto aos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Pela primeira vez, a Agência divulga uma agenda bienal, a fim garantir maior estabilidade e continuidade dos temas regulatórios que serão objeto de estudo nesse ciclo. Para conferir a Agenda Regulatória 2023-2024 na íntegra, clique aqui.

Treze temas compõem o documento. A saber:

  1. Avaliação de contratos;

  2. Avaliação de resultado regulatório do repasse a fundos municipais de saneamento;

  3. Cofaturamento de serviços de resíduos sólidos nas faturas de água e esgoto;

  4. Condições para prestação dos serviços;

  5. Gerenciamento de informações e transparência regulatória;

  6. Indenização por investimentos não amortizados;

  7. Nível econômico ótimo de perdas;

  8. Política de capacitação dos servidores;

  9. Programa de inteligência fiscalizatória;

  10. Reajuste tarifário;

  11. Regimento interno do Conselho Consultivo de Regulação;

  12. Revisão tarifária periódica; e

  13. Taxa de Fiscalização sobre Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Saneamento (TFAS).

Leia Também:  Plenário aprova em 2º turno projeto que trata de limite para extração de água

Segundo o gerente de Regulação Operacional Misael Dieimes, “os estudos permitirão avanços importantes nos processos regulatórios da Arsae-MG em busca da qualidade e do equilíbrio na prestação dos serviços em Minas Gerais”.

Para elaboração da Agenda, a Gerência de Regulação Operacional (GRO) realizou consulta interna, no período de 5 a 19 de setembro de 2022, e consulta pública, entre os dias 24 de outubro e 27 de novembro, também no último ano. Ao todo, foram recebidas 31 sugestões que culminaram nos 13 temas aprovados.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Comissão do Senado aprova proposta de Jayme Campos para combater desmatamento, queimadas e desastres naturais

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA