Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

Lula promoverá triagem para ‘desbolsonarização’ do governo

Publicados

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 12/01/2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante café da manhã com jornalistas setoristas, no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem criado estratégias para “desbolsonarização” do governo petista, com foco especial nos militares. Uma delas está sendo mapear os funcionários comissionados por Jair Bolsonaro (PL) e dispensar os chamados “bolsonaristas raiz” da nova gestão. 

Ainda não há uma estratégia específica para isso, no entanto, segundo algumas pessoas que fazem parte do governo, há alguns pontos que estão sendo levados em consideração como: declarações feitas publicamente e os posicionamentos em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro.

No entanto, apesar disso, petistas negam qualquer tipo de perseguição e justificam ser natural a mudança de cargos comissionados.

O chefe do Executivo tem falado abertamento da necessidade de uma “triagem” em sua gestão. 

No entanto, ele aponta que não quer criar “um palácio de petistas” , porém deixou claro a seus ministros e secretários que “não pode ficar ninguém [comissionado] que seja suspeito de ser bolsonarista” no Planalto ou na Esplanada.

Leia Também:  Lula pede desculpas à Argentina por "grosserias" de Bolsonaro

“Nós estamos no momento de fazer uma triagem profunda. Porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares e estamos vendo se a gente consegue corrigir para colocar funcionários de carreira – de preferência funcionários civis que estavam aqui e foram afastados, transferidos de departamento – para que isso se transforme num gabinete civil.”

Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, afirma que as trocas deverão ser ainda mais intensificadas a partir desta segunda (23), quando os novos ministérios criados e desmembrados entram no sistema online da Presidência da República. “Ainda tem muita gente para sair e muita gente para entrar”, afirmou.

“O governo que saiu tem pouca ou nenhuma sintonia com o governo que entrou. É um pensamento em todas as áreas muito diferente, portanto nós não poderíamos conviver com os mesmosassessores. Não tem nenhuma novidade com isso. Ou alguém achava que íamos entrar no governo e manter os assessores?.”

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Governo propõe órgão de direito privado para atuar na área da saúde

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!

Publicados

em

A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.

Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.

Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?

As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Minas inicia pagamento de reajuste da Educação já na folha de julho
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA