Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

Anderson Torres presta depoimento à PF nesta segunda-feira

Publicados

em

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública
Reprodução

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública

O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres , deve prestar novo depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira (23) às 10h30. O também ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal,  está preso desde o dia 14 de janeiro. 

Torres prestou o primeiro depoimento na manhã do dia 18, no entanto, ele preferiu usar o direito de ficar em silêncio .

O ex-secretário está detido no 4º Batalhão da Polícia Militar, no Guará. Ele é investigado por suposta omissão na contenção dos atos golpistas cometidos por bolsonaristas radicais nos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8 . No dia do ataque, o ex-ministro liderava a segurança pública do DF e estava de férias nos Estados Unidos.

A ordem de prisão contra o ex-secretário foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes . Após a decisão, Torres embarcou na noite do dia 13 de volta para o Brasil e foi detido ainda no Aeroporto de Brasília.

Além do ex-secretário, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); o ex-secretário de Segurança Pública em exercício, Fernando de Sousa Oliveira; e o ex-comandante da Polícia Militar do DF (PMDF), Fábio Augusto Vieira também são alvos das investigações de atos antidemocráticos do STF.

Leia Também:  Comissão da ALMG visita nesta segunda (9) parque tecnológico em BH

Minuta golpista

Enquanto estava nos Estados Unidos, a Polícia Federal realizou um mandado de busca e apreensão na casa de Anderson Torres , após o decreto de prisão de Alexandre de Moraes.

A corporação encontrou uma minuta de decreto para o ex-presidente Jair Bolsonaro instaurar estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . A medida serviria para mudar o resultado das eleições de 2022.

Anderson Torres justificou dizendo que a  minuta estava em uma “pilha para descarte” e que o documento foi “vazado fora de contexto” .

“Havia em minha casa uma pilha de documentos para descarte, onde muito provavelmente o  material descrito na reportagem foi encontrado. Tudo seria levado para ser triturado oportunamente no MJSP”, escreveu nas redes sociais.

“O citado  documento foi apanhado quando eu não estava lá e vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas contra mim. Fomos o primeiro ministério a entregar os relatórios de gestão para a transição. Respeito a democracia brasileira. Tenho minha consciência tranquila quanto à minha atuação como Ministro”, completou.

Leia Também:  Bolsonaro avisa PF que devolverá joias ao TCU, diz defesa

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!

Publicados

em

A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.

Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.

Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?

As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Comissão da ALMG visita nesta segunda (9) parque tecnológico em BH
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA