Minas Gerais
Experiência do programa Transforma Minas é compartilhada com municípios e estados brasileiros
A experiência do Transforma Minas – programa de atração, seleção, desenvolvimento, desempenho e engajamento de lideranças para cargos estratégicos na administração pública estadual mineira – foi compartilhada com diversos municípios de todo o país na última semana. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, abordou o assunto no evento “Lideranças Públicas e Gestão de Pessoas nas prefeituras brasileiras”, na sexta-feira (20/1), em São Paulo.
Luísa Barreto integrou o painel “Como combinar técnica e política nas indicações para a alta direção da gestão pública?” junto a outros líderes de governos estaduais, como do Sergipe e do Maranhão. A imersão na temática foi organizada pela Vamos – uma parceria entre a Fundação Lemann, o Instituto Humanize e a República.org.
“Não tenho dúvidas de que ter líderes bem preparados é fundamental para que a gente consiga oferecer, cada vez mais rápido, melhores entregas para a população. Contribuir com o que aprendemos em Minas Gerais é muito importante para que outros municípios e estados possam avançar para uma gestão pública mais profissional”, destacou a secretária.
Transforma Minas
Nos últimos quatro anos, o programa realizou 245 processos seletivos para cargos no Governo do Estado. As oportunidades são válidas tanto para pessoas que querem entrar na administração pública mineira quanto para os servidores efetivos que desejam assumir postos de liderança. Em 2023, o objetivo é ampliar o escopo do Transforma Minas, com, por exemplo, iniciativas de desenvolvimento de competências para mais de 300 líderes da administração estadual. No momento, estão em andamento processos que irão oferecer 207 vagas em unidades regionais.
Até o fim de 2022, 12.254 pessoas se inscreveram nos processos seletivos, com a análise de 4.041 currículos e a realização de 1.061 entrevistas. A implementação do programa também trouxe vantagens, como a redução no tempo de contratação dos profissionais. Antes de sua criação, em 2019, as seleções duravam no mínimo quatro meses. Com o Transforma Minas, a média de duração passou para 60 dias, desde a divulgação da vaga até o ato de nomeação do contratado.
Programa +Líderes
A palestra sobre gestão pública integrou uma agenda direcionada a prefeitos e membros do Executivo de 12 cidades escolhidas pela Vamos para participar do Programa +Líderes. A iniciativa busca fomentar o aprendizado por meio de mentorias com especialistas, construção de projetos-piloto e workshops para desenvolver competências de liderança.
Participaram do evento os municípios de Aracaju (SE), Blumenau (SC), Joinville (SC), Vitória (ES), Serra (ES), São Vicente (SP), São Caetano do Sul (SP), Pelotas (RS), Novo Hamburgo (RS), Divinópolis (MG), Rio Grande (RS) e Niterói (RJ).
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.