Brasil e Mundo
Bolsonarista ataca grupo de manifestantes contra Bolsonaro nos EUA


Um grupo que se manifestava contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente ao condomínio Encore Resort, onde ele está hospedado, em Orlando, nos Estados Unidos , foi atacado por apoiadores do ex-mandatário. O caso aconteceu no último domingo (22).
As imagens, divulgadas pelo perfil Defend Democracy in Brazil mostram um homem de camiseta preta e óculos escuros arrancando uma faixa dos manifestantes, que dizia: “Jail Bolsonaro” (prendam Bolsonaro, em tradução livre).
Durante a confusão, o grupo e o bolsonarista discutem. O apoiador do ex-presidente ainda pede para pararem de gravar e tenta arrancar o celular da mão de um deles, mas não consegue.
O bolsonarista disse que os manifestantes não estavam respeitando as pessoas. O grupo, no entanto, pedia para ele ir embora e aparentava manifestar pacificamente com faixas que diziam “nossa bandeira jamais será terrorista”.
Viagem aos EUA
Bolsonaro escolheu não passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deixou o Brasil no dia 30 de dezembro com destino a Orlando.
A previsão de volta do ex-mandatário é para o final do mês de janeiro, no entanto, segundo a Coluna Panorama do iG , deve adiar o retorno ao Brasil por conta do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres .
Torres foi preso no último dia 14 após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento nos atos golpistas na sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Ainda, Bolsonaro teria se irritado com uma minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro . O documento sugeria ao ex-mandatário uma intervenção no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A medida serviria para mudar o resultado das eleições de 2022.
O ex-presidente deve voltar para o Brasil somente em abril. Ele não acredita que o caso de Torres irá ser solucionado em breve e teme que seja delatado pelo ex-ministro, levando-o para prisão no momento em que estiver em solo brasileiro.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas