Minas Gerais

IMA abre inscrições para curso de habilitação em emissão de certificado fitossanitário

Publicados

em

IMA / Reprodução

Estão abertas inscrições para a 98ª edição do curso de habilitação de engenheiros agrônomos da iniciativa privada para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).

Após um período ministrado 100% on-line, o curso retorna de forma presencial, e será realizado na cidade de Janaúba, região Norte de Minas. O investimento é de R$ 503,69. São oferecidas 25 vagas. Engenheiros agrônomos autônomos de todo o país podem se inscrever até 27/1.

A capacitação ocorre de 14 a 16/2 e aborda orientações gerais e específicas da Instrução Normativa nº 33, de 24/8/2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os participantes serão submetidos a avalição escrita no final do curso. 

Polo

Os profissionais habilitados contribuem para não colocar em risco a sanidade dos alimentos. Além disso, a certificação fitossanitária assegura um produto regularizado, conforme legislação de defesa sanitária vegetal, permitindo alcançar mercados nacionais e internacionais, sem restrições para comercialização.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), capacitou mais de 2 mil engenheiros agrônomos desde a primeira edição. O objetivo é capacitar os profissionais como responsáveis técnicos para emissão dos certificados, permitindo subsidiar o trânsito interestadual e a Certificação Fitossanitária Internacional de material vegetal de banana, café (mudas), citros, carambola, manga, uva, tomate, maçã, cucurbitáceas e heliconiáceas.

Leia Também:  UAI Praça Sete, em BH, terá emissão imediata de identificação para pessoas com espectro autista nesta quarta (7/12)

De acordo com o fiscal do IMA, engenheiro agrônomo Leonardo do Carmo, o curso será realizado em Janaúba atendendo ao pedido da cadeia produtiva de frutas da região.

“Vamos treinar e habilitar mais profissionais da região com a finalidade de assegurar a sanidade vegetal da produção. Janaúba é grande produtora de frutas do estado”, destaca. 

O engenheiro agrônomo comenta a importância dos trabalhos de certificação fitossanitária de origem realizados pelos profissionais autônomos.

“São as orientações e o acompanhamento da agricultura que proporcionam a seguridade fitossanitária dos vegetais. No caso de presença de pragas de grande importância econômica, as ações do IMA e da cadeia produtiva são implementadas rapidamente, reduzindo o risco de disseminação e prejuízos para a agricultura mineira”, argumenta.

Programação

A programação aborda toda a legislação atual sobre as pragas de importância econômica presentes no Brasil, bem como as culturas e a produção de mudas de Citros, banana, videira, café, maçã e cucurbitáceas, além de apresentar os sintomas das doenças, as caraterísticas das pragas, os danos causados e as orientações e procedimentos para evitar a entrada de pragas, erradicar ou reduzir a presença nas lavouras.

Leia Também:  Distrito mineiro é eleito entre as dez cidades mais acolhedoras do mundo

Entre os temas ministrados estão as normas e procedimentos da certificação fitossanitária no comércio de material vegetal; o preenchimento do CFO e CFOC; e esclarecimentos sobre Citros – Pragas Quarentenárias Presentes.

A 98ª edição do Curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos é uma realização do IMA, com apoio do Mapa, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (SMEA).

Serviço

98º Curso para habilitação de Engenheiros Agrônomos

Data: de 14 a 16/2/2023

Local: Auditório da Abanorte – Rua São Pedro, 236 – Janaúba – MG

Carga horária: 24 horas

Número de vagas: 25 vagas

Inscrições: de 23 a 27/1/2023

Valor: R$ 503,69 – O boleto para pagamento da taxa de inscrição será enviado por e-mail. Caso o Documento de Arrecadação Estadual – DAE não seja enviado, em até dois dias úteis, entrar em contato com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal – tel:(31) 3915-8715 ou pelo e-mail: [email protected]

Encaminhar, por e-mail, junto com o comprovante de pagamento, a carteira do CREA ou documento similar.

Mais informações sobre a programação neste link

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Unidade de Prevenção especializada no combate à violência contra a mulher em Pouso Alegre contabiliza 600 atendimentos este ano

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Onda de calor em Minas Gerais pode superar os 39°C e aumentar o risco de incêndios florestais no estado

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA