Minas Gerais
Palácio das Artes tem programação especial de pré-Carnaval
O Carnaval da Liberdade engloba diversas atrações sob organização da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que promove ações durante todo o mês de fevereiro.
A programação traz atrações e manifestações culturais, unindo a maior festa popular do país à multiplicidade artístico-cultural do Palácio das Artes.
Na programação de pré-carnaval da FCS, estão a mostra de cinema Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, com sessões gratuitas no Cine Humberto Mauro, e o concerto carnavalesco Esquentando os Tamborins, que contará com a participação do Coral Lírico (CLMG), da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da escola de samba belo-horizontina Canto da Alvorada.
Circuito
As ações integram o Carnaval da Liberdade, promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com o objetivo de fomentar, estruturar e promover ações culturais durante o Carnaval de Minas Gerais, sendo a participação da Fundação Clóvis Salgado peça essencial nesse projeto.
Para Sérgio Rodrigo Reis, Presidente da FCS, “a criação de uma programação cultural diversa e abrangente, que une vários tipos de manifestações artísticas, traduz um dos maiores objetivos da FCS: uma oferta ampla de atividades para todos os públicos. Não apenas durante o período de Carnaval, mas durante todo o mês de fevereiro, a instituição celebra, com a cidade, essa rica e potente manifestação cultural do povo brasileiro”, ressalta.
Programação
A programação tem início no dia 7/2, com a mostra Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, dedicada a filmes estrelados pela cantora, dançarina e atriz luso-brasileira. A mostra ocupa o Cine Humberto Mauro até 7/3, com diversos longas protagonizados pela Pequena Notável e grandes produções das décadas de 1930 e 1940, durante a Política da Boa Vizinhança, dos Estados Unidos, que serão exibidos gratuitamente no cine.
Os ingressos para os filmes da mostra serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro uma hora antes de cada sessão, e a entrada é gratuita.
A programação inclui ainda celebração especial no Jardim Interno do Palácio das Artes, em 9/2, das 17h às 22h, mesma data do aniversário de Carmen Miranda. A Festa de Carnaval “Mamãe Eu Quero” contará com performances artísticas em homenagem à artista, cortejo com a Cia. de Dança Palácio das Artes, DJ’s e barracas com comida mineira.
Dança e música
O clima de folia também reunirá os três corpos artísticos da FCS no concerto de carnaval Esquentando os Tamborins. Com a presença dos músicos do Coral Lírico (CLMG) e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), dos bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da Escola de Samba belo-horizontina Canto da Alvorada, o repertório traz canções que representam uma viagem pelas cores e sons do carnaval. As apresentações, gratuitas, ocorrem nos dias 14 e 15/2, a partir das 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os concertos serão conduzidos pelo maestro André Brant, regente-assistente da Osmg.
O Carnaval da Liberdade propõe a integração dos eventos de Carnaval da capital com aqueles dos municípios mineiros. O objetivo é incentivar blocos caricatos, escolas de samba, grupos carnavalescos e festas tradicionais, em todos os municípios de Minas Gerais, a realizar as festividades de 2023 de forma alegre e organizada, após dois anos de pandemia.
O programa, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), pretende fomentar essa festa tradicional, reconhecendo a importância do evento para as manifestações culturais do estado e para o desenvolvimento da economia criativa, gerando oportunidades de emprego e renda para os municípios.
A iniciativa conta com a participação de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Histórica, Associação Mineira de Municípios (AMM), Abrasel, Centro de Referência do Queijo e Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
O programa Carnaval da Liberdade também tem atuação dos conselhos estaduais de Turismo e Cultura.
Com o objetivo de garantir a colaboração entre poder público e sociedade civil, foi criada a comissão de Carnaval no Conselho Estadual de Turismo (Consec), com representacão da área de festas populares do Consec. Além de ser um elo entre gestores e agentes culturais e de turismo, a participação popular irá garantir maior efetividade das ações também nos anos seguintes.
Pré-Carnaval da Fundação Clóvis Salgado
Carmen Miranda e a Boa Vizinhança | Cine Humberto Mauro
Data: 7/3/2023 (terça-feira)
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita
Festa de Carnaval “Mamãe eu quero”
Data: 9/2/2023 (quinta-feira)
Horário: 17h às 22h
Local: Jardim Interno do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Concerto Esquentando os tamborins
Data: 14 e 15/2 (quarta-feira)
Horário: 12h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita
Fonte: Agência Minas
ENTRETENIMENTO
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.
Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.
— confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.
A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.
“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.
— confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.
Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.
Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.
Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS40 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO3 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela