Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Palácio das Artes tem programação especial de pré-Carnaval

Publicados

em

O Carnaval da Liberdade engloba diversas atrações sob organização da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que promove ações durante todo o mês de fevereiro.

A programação traz atrações e manifestações culturais, unindo a maior festa popular do país à multiplicidade artístico-cultural do Palácio das Artes.

Na programação de pré-carnaval da FCS, estão a mostra de cinema Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, com sessões gratuitas no Cine Humberto Mauro, e o concerto carnavalesco Esquentando os Tamborins, que contará com a participação do Coral Lírico (CLMG), da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da escola de samba belo-horizontina Canto da Alvorada.

Circuito

As ações integram o Carnaval da Liberdade, promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com o objetivo de fomentar, estruturar e promover ações culturais durante o Carnaval de Minas Gerais, sendo a participação da Fundação Clóvis Salgado peça essencial nesse projeto.

Para Sérgio Rodrigo Reis, Presidente da FCS, “a criação de uma programação cultural diversa e abrangente, que une vários tipos de manifestações artísticas, traduz um dos maiores objetivos da FCS: uma oferta ampla de atividades para todos os públicos. Não apenas durante o período de Carnaval, mas durante todo o mês de fevereiro, a instituição celebra, com a cidade, essa rica e potente manifestação cultural do povo brasileiro”, ressalta.

Programação

A programação tem início no dia 7/2, com a mostra Carmen Miranda e a Boa Vizinhança, dedicada a filmes estrelados pela cantora, dançarina e atriz luso-brasileira. A mostra ocupa o Cine Humberto Mauro até 7/3, com diversos longas protagonizados pela Pequena Notável e grandes produções das décadas de 1930 e 1940, durante a Política da Boa Vizinhança, dos Estados Unidos, que serão exibidos gratuitamente no cine.

Leia Também:  Ouvidoria Móvel realiza atendimento na Rodoviária e Aeroporto Internacional de BH nesta véspera de Carnaval

Os ingressos para os filmes da mostra serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro uma hora antes de cada sessão, e a entrada é gratuita.

A programação inclui ainda celebração especial no Jardim Interno do Palácio das Artes, em 9/2, das 17h às 22h, mesma data do aniversário de Carmen Miranda. A Festa de Carnaval “Mamãe Eu Quero” contará com performances artísticas em homenagem à artista, cortejo com a Cia. de Dança Palácio das Artes, DJ’s e barracas com comida mineira.

Dança e música

O clima de folia também reunirá os três corpos artísticos da FCS no concerto de carnaval Esquentando os Tamborins. Com a presença dos músicos do Coral Lírico (CLMG) e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), dos bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da Escola de Samba belo-horizontina Canto da Alvorada, o repertório traz canções que representam uma viagem pelas cores e sons do carnaval. As apresentações, gratuitas, ocorrem nos dias 14 e 15/2, a partir das 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os concertos serão conduzidos pelo maestro André Brant, regente-assistente da Osmg.

O Carnaval da Liberdade propõe a integração dos eventos de Carnaval da capital com aqueles dos municípios mineiros. O objetivo é incentivar blocos caricatos, escolas de samba, grupos carnavalescos e festas tradicionais, em todos os municípios de Minas Gerais, a realizar as festividades de 2023 de forma alegre e organizada, após dois anos de pandemia.

O programa, promovido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), pretende fomentar essa festa tradicional, reconhecendo a importância do evento para as manifestações culturais do estado e para o desenvolvimento da economia criativa, gerando oportunidades de emprego e renda para os municípios.

Leia Também:  Juju Salimeni está se dedicando ao máximo para brilhar no carnaval: ‘Cheguei’

A iniciativa conta com a participação de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Histórica, Associação Mineira de Municípios (AMM), Abrasel, Centro de Referência do Queijo e Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

O programa Carnaval da Liberdade também tem atuação dos conselhos estaduais de Turismo e Cultura.

Com o objetivo de garantir a colaboração entre poder público e sociedade civil, foi criada a comissão de Carnaval no Conselho Estadual de Turismo (Consec), com representacão da área de festas populares do Consec. Além de ser um elo entre gestores e agentes culturais e de turismo, a participação popular irá garantir maior efetividade das ações também nos anos seguintes.

Pré-Carnaval da Fundação Clóvis Salgado

Carmen Miranda e a Boa Vizinhança | Cine Humberto Mauro
Data: 7/3/2023 (terça-feira)
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita

Festa de Carnaval “Mamãe eu quero” 
Data: 9/2/2023 (quinta-feira)
Horário: 17h às 22h
Local: Jardim Interno do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
 
Concerto Esquentando os tamborins
Data: 14 e 15/2 (quarta-feira)
Horário: 12h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Entrada: gratuita
 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela

Publicados

em

Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.

Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª  Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.

confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.

 

A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.

Leia Também:  Segurança pública e infraestrutura são tema de reunião do vice-governador em Itabira

“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.

confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.

Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.

Leia Também:  Programa Água Doce garante água potável a mais 968 famílias em Matias Cardoso

Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.

Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA