Brasil e Mundo
Marcos do Val: Bolsonaro iria prender Moraes e impedir posse de Lula


O senador Marcos do Val (Podemos-ES) deu detalhes da reunião que teve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e com o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) para que o atual chefe do Executivo federal Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tomasse posse e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes fosse levado à prisão.
Segundo o parlamentar, o encontro ocorreu no Palácio da Alvorada e Bolsonaro e Silveira pediram para que ele marcasse uma reunião com Moraes para gravar uma conversa. O objetivo era que Do Val conseguisse alguma confissão ou declaração comprometedora do magistrado da Corte.
Em entrevista para a revista Veja, o senador disse que o ex-presidente confirmou a participação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para que o serviço fosse um sucesso. Só que ele recusou a proposta.
“A ideia era que eu gravasse o ministro falando sobre as decisões dele, tentar fazer ele confidenciar que agia sem observar necessariamente a Constituição. Com essa gravação, o presidente iria derrubar a eleição, dizer que ela foi fraudada, prender o Alexandre de Moraes, impedir a posse do Lula e seguir presidente da República. Fiquei muito assustado com o que ouvi”, revelou.
O repórter da revista questionou se Bolsonaro tinha realmente dito tudo aquilo. “Disse”, confirmou do Val.
“Na hora, eu disse que aquilo era ilegal. Que gravações sem autorização judicial poderiam configurar crime. Nunca compactuei com atos radicais ou extremistas”, acrescentou. “Uma operação como a que estava sendo articulado colocaria o Brasil em isolamento mundial, provocaria uma grave crise econômica, traria mais miséria e pobreza. As consequências seriam imprevisíveis”.
Marcos do Val e a revelação
A entrevista do senador estava prevista para ser divulgada apenas nesta sexta (3), mas do Val fez uma live na noite de quarta (1°) e contou detalhes da reunião. Ele também prometeu renunciar ao cargo para retornar aos Estados Unidos.
A declaração caiu como uma bomba e passou a repercutir em todo país. A Polícia Federal pediu ao STF que determine que o senador preste depoimento para dar mais detalhes do caso.
Diante da repercussão, a revista Veja soltou a reportagem completa e apresentou detalhes da reunião.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


Brasil e Mundo
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos
Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.
De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.
Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.
O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.
O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Acidentes aumentam 14% em Uberlândia
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Cervejeira abre 11 mil oportunidades
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Unimontes tem boas notas no Enade
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga