Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Estado vai regularizar mais de 500 imóveis localizados no terreno da Casa de Saúde Padre Damião

Publicados

em

A Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá, na Zona da Mata, era conhecida como colônia para pacientes diagnosticados com hanseníase que, no início do século passado, eram segregados do convívio social. Em um novo contexto, voltado atualmente para a reabilitação e cuidados de pacientes crônicos, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) iniciou o processo de regularização fundiária na unidade, em fase de cadastramento em parceria com a prefeitura municipal. 

Contando com uma unidade hospitalar e 36 pavilhões de moradias comunitárias, o antigo leprosário foi inaugurado em 1944 em uma área de 43 alqueires de extensão. 

Com o passar das décadas, desde o fim da política sanitária de internação compulsória, houve um considerável crescimento do número de moradores na região, que se somavam aos filhos daqueles pacientes internados na época.

Em um processo semelhante ao já ocorrido na Casa de Saúde Santa Izabel, em Betim, a Fhemig, a Prefeitura de Ubá e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede) buscam proporcionar dignidade para as famílias instaladas, integrando o espaço em que se encontram como parte do município. Com a Regularização Fundiária Urbana Social (Reurb-S), pouco mais de 500 imóveis poderão ser formalizados.

Leia Também:  Lei de Incentivo ao Esporte viabiliza projetos esportivos no estado em 2022

Coleta de documentos

“A ação é fruto de parceria, na qual o Estado fez o aporte financeiro e a Prefeitura de Ubá, por meio de licitação, descentralizou a execução da Reurb para a empresa VersaUrb. Atualmente, já foi realizado o georreferenciamento topográfico das terras e estamos na fase de coleta de documentação dos beneficiários”, esclarece o fisioterapeuta Adelton Andrade Barbosa, diretor da CSPD.

Ainda segundo o diretor, reuniões de alinhamento da execução têm sido organizadas, sendo a última, em 16/1, audiência pública com o objetivo de comunicar e explicar aos beneficiários como funciona todo o processo de regularização fundiária e o quão determinante é a participação popular para a agilidade do processo. Equipe composta por assistentes sociais da Fhemig e da prefeitura de Ubá também está de plantão na CSPD para esclarecer dúvidas e receber os documentos necessários para as posteriores ações cartoriais.

A finalização desta etapa de recebimento de documentação está prevista para a primeira semana de fevereiro. Em seguida, todas as individualizações necessárias serão feitas e as documentações pertinentes encaminhadas ao cartório de registro de imóveis.
“Tendo essa etapa concretizada, a data estipulada para a entrega dos títulos de posse é julho deste ano, data que marca o aniversário da cidade de Ubá, quando a prefeitura tem a tradição de cumprir várias ações sociais”, finaliza o diretor.
 

Leia Também:  Governo Lula: Ministério da Saúde tem ao menos 7 cotados

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Sancionada lei que destina recursos para Cultura e Saúde

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA