Minas Gerais
Emater expõe dificuldades na emissão do CAF para ministro da Agricultura
A diretoria executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) entregou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, um documento solicitando soluções para os problemas enfrentados com a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). O pleito foi realizado durante encontro do ministro com os diretores da empresa no último sábado (4/2), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde foi realizada a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Nas últimas semanas, o sistema eletrônico de emissão CAF vem apresentando lentidão e funcionamento intermitente, dificultando a realização e emissão do cadastro. Em Minas Gerais, a Emater-MG é responsável pelo atendimento a milhares de agricultores que necessitam fazer o CAF. Porém, o sistema Cafweb é de responsabilidade do governo federal.
A inscrição no CAF é requisito básico para acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Entre elas, estão o acesso ao crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), aos recursos do Garantia Safra e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
“A equipe do ministro nos adiantou que há um grupo de trabalho formado para solucionar esse problema em duas ou três semanas, no máximo. Então, a gente vem trazer essa notícia que estamos articulando e lutando para solucionar esse problema junto aos órgãos responsáveis”, afirmou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.