Brasil e Mundo
Terremoto: Brasileiros estão desabrigados na Turquia, diz Itamaraty


Brasileiros estão sem abrigos após os terremotos que atingiram a Turquia e a Síria nesta segunda-feira (6). A informação foi dada pelo conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia, Marcelo Viegas , em entrevista para a GloboNews. Não há confirmação de brasileiros mortos ou feridos.
Viegas faz parte do consular localizado em Ancara, capital da Turquia. Na região, vivem 350 brasileiros registrados. Um número superior está vinculado ao Consulado-Geral em Istambul. “Lá, no entanto, a possibilidade de que haja vítimas diretas do terremoto é menor, dada a maior distância [do epicentro do tremor]”, explicou Marcelo.
“Dos brasileiros sob nossa jurisdição, a grande maioria vive em Ancara e seu entorno, que não foi diretamente atingida pelo sismo. Temos noticias de famílias com brasileiros na região atingida que estão desabrigadas, mas felizmente não há registro de brasileiros mortos ou feridos”, acrescentou.
O conselheiro explicou que a Embaixada solicitou recursos ao Itamaraty. A verba, caso seja liberada pelo governo do Brasil, será usada para auxiliar os brasileiros afetados pelo terremoto.
Brasil vai ajudar
A ABC (Agência Brasileira de Cooperação), que integra o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, fará uma reunião para definir quais formas o governo federal poderá ajudar a Turquia após os terremotos. A discussão deverá ocorrer nesta terça-feira (7).
“Sei de grupos de bombeiros voluntários, por exemplo, que já entraram em contato com a Agência para se colocar à disposição para virem prestar assistência por aqui [Turquia], mas este é um pacote que ainda está sendo estudado e elaborado dentro das capacidades e possibilidades do Estado brasileiro neste momento”, comentou Viegas.
Segundo o conselheiro, todas essas informações foram entregues preliminarmente para os governantes da Turquia.
Terremoto na Turquia
Cerca de 3.830 mil pessoas morreram e outras 18 mil ficaram feridas após um terremoto de magnitude 7,8 atingir a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira. O tremor também foi sentido no Líbano, Israel, Palestina, Jordânia, Irã, Iraque, Romênia, Egito e Croácia.
O tremor, que durou cerca de um minuto e meio, já é considerado o maior na região desde 1939.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


Brasil e Mundo
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos
Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.
De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.
Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.
O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.
O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Acidentes aumentam 14% em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Cervejeira abre 11 mil oportunidades
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico