Brasil e Mundo
Nikolas Ferreira responderá por injúria racial contra deputada trans


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) responderá por injúria racial contra a deputada Duda Salabert (PDT-MG). O pedido foi feito pelo Ministério Público e acatado pelo TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais). A 5ª Vara Criminal de Belo Horizonte ficará responsável por fazer o julgamento da queixa-crime apresentada pela parlamentar.
Duda entrou com uma ação contra Nikolas em dezembro de 2020. Agora a Justiça terá 30 dias para definir se aceitará ou não a denúncia. Se aceitar, o deputado vai se tornar réu.
Salabert acusa Nikolas de ter se referido a ela no pronome masculino. A fala do deputado ocorreu durante uma entrevista para um veículo de comunicação. Ele nega que tenha feito algum crime. Na ocasião, os dois eram vereadores de Belo Horizonte.
Argumento do MP
O Ministério Público decidiu pedir a abertura de inquérito por conta de um entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) e defendeu que Nikolas atacou à honra pessoal, desrespeitando à identidade de gênero, o que é classificado como uma atitude de racismo.
Inicialmente, a Justiça entendeu que a ofensa era injúria simples, que tem pena máxima de seis meses de detenção. O caso também seria entregue para o juizado especial. Só que o MP recorreu e apontou que o deputado foi transfóbico, o que tornaria uma injúria racial qualificada.
O crime aconteceu antes da mudança recente na lei em relação aos episódios de racismo e injúria racial. Agora a pena máxima saltou de três para cinco anos de detenção.
Outros episódios
Em julho do ano passado, o MP apurou a conduta de Nikolas após a disseminação de um vídeo nas redes sociais. Ele criticou a presença de uma adolescente transexual em um banheiro feminino. O caso ocorreu em uma escola particular de Belo Horizonte.
A jovem pede uma indenização pelo uso indevido da sua imagem. A defesa solicitou cerca de R$ 50 mil.
Ele também foi denunciado por receber R$ 100 mil do empresário Ronosalto Pereira Neves. A denunciante, a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), afirma que o doador é “investigado pelo recebimento de vantagens indevidas por Aécio do grupo da JBS no período de 2014 a 2017”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo