Brasil e Mundo
Ataques em Brasília: Pacheco promete consequências severas a golpistas


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a dizer que a democracia está ‘de pé’ após os ataques de 8 de janeiro, em Brasília. Em seu discurso na abertura da sessão desta quarta-feira (8), Pacheco prometeu que os golpistas terão consequências severas e cobrou celeridade nas investigações.
A invasão aos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) completaram um mês nesta quarta. Pacheco ressaltou que os atos não serão esquecidos e lembrou que o fato fortaleceu a democracia brasileira.
“Esse episódio deplorável não será esquecido e produzirá consequências severas aos responsáveis. Como já disse, as instituições brasileiras não se eximirão de investigar e punir exemplarmente todos os criminosos envolvidos, direta ou indiretamente, naquela barbaridade”, disse Pacheco.
Ao todo, mais de 1,3 mil golpistas foram presos, além do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e policiais que atuaram na capital federal no dia da invasão aos prédios públicos. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por 90 dias.
O STF ainda investiga os financiadores dos acampamentos bolsonaristas, enquanto a Polícia Federal deve manter as operações Lesa Pátria.
Pacheco ainda exaltou funcionários do Senado que conseguiram restaurar obras e parte das instalações depredadas pelos golpistas.
“Todo o corpo de funcionários, liderados pela nossa diretoria geral, coordenou um trabalho de excelência para recuperar as instalações e reestabelecer as condições de trabalho. A engenharia do prédio está praticamente finalizada. Muitas obras danificadas foram restauradas”, disse.
Retomada dos trabalhos presenciais
Em seu discurso, o presidente do Senado voltou a dizer que quer a retomada dos trabalhos presenciais dos senadores. Alguns parlamentares votavam à distância desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 obrigou que as votações fossem feitas remotamente.
“Somente será permitida a votação pelo aplicativo após o registro de presença do senador ou da senadora nas dependências físicas do Senado Federal”, afirmou.
Rodrigo Pacheco, porém, afirmou que manterá os discursos por videoconferência em caso de sessões especiais e debates temáticos. Depoimentos de autoridades e comissões para audiência pública também devem contar com participações remotas de senadores.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics