Tribunal de Justiça
“Conhecendo o Judiciário” realiza atividades com jovens da Assprom

O Programa “Conhecendo o Judiciário”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou de 8/2 a 10/2 atividades que reuniram 82 jovens da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). As ações foram realizadas no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.
Criado em 1999, o “Conhecendo o Judiciário” é um programa do TJMG idealizado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), que promove diversas atividades com linguagem leve e didática para apresentar a estrutura e o funcionamento do Sistema Judiciário, incluindo palestras, visitas a escolas e aos fóruns das comarcas do Estado e realização de audiências simuladas.
O objetivo é contribuir para a formação da cidadania, servindo melhor e de forma transparente à sociedade. As turmas podem ser formadas por estudantes do ensino fundamental, ensino superior, grupos de terceira idade ou mesmo participantes de grupos organizados da sociedade civil.

A Assprom é uma entidade filantrópica voltada à profissionalização e orientação de adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de programas socioassistenciais. Na quarta-feira (8/2), o programa “Conhecendo o Judiciário” foi apresentado a 26 jovens que trabalham em diversos setores do Fórum de Belo Horizonte. Na quinta-feira (9/2), 34 jovens participaram, cinco deles com deficiência física e intelectual (PcD). Já nesta sexta-feira (10/2), foram 22 jovens.
Cada palestra teve duração de duas horas, com apresentação de vídeos institucionais e a realização de audiências simuladas, em 1ª e 2ª Instâncias, para ajudar os participantes a compreenderem, na prática, como funciona o trabalho dos magistrados.
“Os jovens da Assprom são muito interessados e querem mesmo entender como tudo funciona no Judiciário. Nas apresentações, conseguimos muitas vezes despertar a atenção deles e mostrar que todos têm potencial para ingressar em carreiras da área jurídica”, disse Flávia Valle, uma das responsáveis pelo programa.
No dia 15/2, estudantes do primeiro ano da Academia de Bombeiros Militar participarão de mais uma edição do programa, que será realizada no auditório do Tribunal Pleno, no Edifício-Sede do TJMG, com palestra do desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo.

Aprendendo na prática
Uma das participantes do programa foi Laysa Larissa de Carvalho Marcelino. Ela tem 19 anos, trabalha na vara de Precatórias Criminais do Fórum Lafayette e está no 3º período de Direito da Faculdade Pitágoras. “Achei muito boa a palestra. Deu para sentir como funciona realmente uma audiência e aprender bastante”, afirmou.
Luiz Felipe dos Santos, de 17 anos, trabalha na Assessoria de Comunicação Social do Fórum e gostou de fazer o papel de um advogado nas audiências simuladas. “Foi muito legal para entender como as coisas funcionam e, principalmente, aprendi a diferença da 1ª para a 2ª Instância”, disse.
Para Alexandre Pereira da Silva, educador social da Assprom que acompanhou todos os grupos nos três dias de palestras foi ótimo para os meninos terem a oportunidade de aprender. “Esse projeto mostra como o Judiciário funciona e eles gostaram muito. Deu para ver como se envolveram. Foi um grande sucesso”, afirmou.
Quem também gostou de participar e atuar como um “desembargador simulado” foi André Pereira de Moura, PcD intelectual com 24 anos de idade e que trabalha na sede da Assprom. “Achei tudo muito interessante. Fiquei sabendo mais sobre os direitos que todo cidadão”, disse.
Nos 24 anos de atividades do programa, mais de 150 mil estudantes já participaram do programa em 73 comarcas do estado. O programa também faz parte da lista de projetos de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As escolas e instituições que estiverem interessadas em participar podem obter mais informações na página do “Conhecendo o Judiciário”, que traz mais detalhes e fotos das visitas já realizadas.
Veja o álbum com mais fotos da atividade.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028