Minas Gerais

Invest Minas reúne setor produtivo para traçar a Rota de Descarbonização de Minas

Publicados

em

Representantes de todos os principais setores produtivos do estado se reúnem em um workshop nesta quarta-feira (15/2), das 9h às 12h, no Auditório do BDMG, em Belo Horizonte, para debater a criação da Rota da Descarbonização de Minas Gerais. O programa busca definir ações, políticas e regulações que irão fomentar os investimentos necessários para tornar a economia mineira mais limpa e ambientalmente sustentável. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Minas foi o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha mundial “Race to Zero”, que prevê reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todo o mundo até o ano de 2050. Esse compromisso foi assinado por Romeu Zema, em setembro de 2021, e ratificado no ano seguinte pelo próprio governador durante a COP 26, em Glasgow, na Escócia.

“A sustentabilidade é a agenda do momento. Queremos definir uma legislação que vai guiar as atividades atuais e os novos investimentos a fim de cumprir o compromisso firmado pelo estado de Minas Gerais. Para isso, precisamos da participação de todo o setor produtivo debatendo situações e propondo ideias para que possamos alcançar a meta com desenvolvimento econômico e social”, afirma o assessor estratégico para Economia Verde da Invest Minas, Alan Senra.

Leia Também:  Brasilândia de Minas poderá ter Fórum Digital

Além de empresas, indústrias, organizações da sociedade civil e potenciais financiadores de projetos, o evento contará com as presenças do governador Romeu Zema, dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e do presidente da Codemge, Thiago Coelho Toscano.

Investimento em sustentabilidade

Minas Gerais já vem atraindo cada vez mais investimentos em sustentabilidade nos últimos anos. Hoje, o estado é o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil, com mais de 4GW de capacidade instalada, somando as modalidades de geração centralizada e geração distribuída. O estado também alcançou a marca de 99,5% da energia produzida vinda de fontes renováveis (solar, eólica, biomassa e hidrelétrica), segundo pesquisa da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Além disso, o estado já recebe projetos de produção de hidrogênio verde, um combustível 100% sustentável.

“Minas tem potencial para liderar a agenda sustentável no Brasil e no continente. Precisamos acelerar o processo de descarbonização com regras claras que incentivem o investimento em projetos sustentáveis. E nada melhor do que contar com a participação do setor produtivo para construir essas práticas em conjunto, de modo com que possamos chegar à neutralização de GEE de forma mais rápida”, considera João Paulo Braga.

Leia Também:  PCMG cumpre mandado de prisão em Minas Novas

Confira o site Roda da Descarbonização.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Sábado é dia D de vacinação em Minas Gerais

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  PCMG cumpre mandado de prisão em Minas Novas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA