Pesquisar
Close this search box.

Saúde

O que é cloreto de vinila, substância cancerígena que vazou nos EUA

Publicados

em

Acidente em Ohio causou enorme dano ambiental
Reprodução

Acidente em Ohio causou enorme dano ambiental

O descarrilo de um trem no começo do mês em Ohio e Pensilvânia , nos Estados Unidos , fez com que ocorresse em um grande derramamento de cloreto de vinila , gerando uma fumaça na atmosfera.

O acidente ambiental ocorreu no começo de fevereiro e as autoridades apontam que os danos podem ser irreversíveis.  As substâncias químicas podem contaminar tanto a qualidade do ar na região quanto também o rio Ohio até ‘West Virgínia’.

A quantidade maior de vazamento foi de cloreto de vinila, substância de gás incolor, altamente estável na ausência de luz e de oxigênio. Ele costuma ficar armazenada em baixas temperaturas ou sob pressão. O produto também pode ser denominado como cloretileno, cloroeteno e monocloretileno.

Leia Também:  8 dicas para proteger a boca de doenças


Para que serve o cloreto de vinila?

O produto é bastante usado para produzir resina policloreto de vinila (PVC), desta forma é possível fabricar tubos e outros plásticos. A substância também pode ser usada em móveis e estofados de automóveis, revestimentos de paredes e peças de carros, caminhões e motos.

Meio Ambiente

O produto raramente pode ser vista em água superficial, só se ela estiver contaminada, com concentração inferior a 10 ug/L.

O cloreto de vinila no ar costuma ser baixo, com exposição acontecendo por causa de descarga de gases de exaustão de fábricas que utilizam a substância ou pela evaporação de regiões onde os resíduos são armazenados.


Saúde

A principal exposição do produto aos humanos é inalatória. Porém, quando há uma concentração alta da substância durante longos períodos pode ocasionar em efeitos narcóticos, como dormência dos dedos, desenvolvimento de angiosarcoma hepático, acroosteólise e  alterações hepatocelulares.

Leia Também:  Estados pedem vacinas contra covid-19 para bebês sem comorbidade

A exposição aguda em curto prazo também resulta em tontura, sonolência e dores de cabeça. Ao longo prazo, o fígado pode sofrer danos, podendo acarretar em desenvolvimento de câncer.

O cloreto de vinila foi classificado como carcinógeno pela primeira vez por pesquisadores na década 70 quando descobriram uma forma rara de câncer – angiossarcoma do fígado – em trabalhadores ‘da borracha’ de uma fábrica no complexo de plantas químicas de Rubbertown em Louisville, Kentucky. O PVC também contém diversos elementos químicos, como plastificantes ftalatos, ligados também a problemas sistema endócrino humano.

Para saber mais detalhes sobre o acidente,  clique aqui.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Falta de vitamina D na durante a gestação pode causar autismo no bebê!

Publicados

em

Novo estudos indicam uma relação significativa entre níveis adequados de vitamina D durante a gestação e a saúde neurodesenvolvimento dos recém-nascidos. A pesquisa sugere que a suplementação de vitamina D em grávidas pode diminuir o risco de os bebês desenvolverem transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). TEA afeta a percepção e interação do indivíduo com o ambiente, variando em gravidade e sintomas de pessoa para pessoa.

Conduzidas por pesquisadores de instituições renomadas na Austrália e na Holanda, investigações recentes destacam a importância da vitamina D na gravidez. Combinando estudos em humanos e experimentos em modelos animais, esses estudos lançam novas perspectivas sobre as medidas preventivas potenciais para o autismo.

Como a deficiência de Vitamina D está relacionada ao Autismo?

Nos estudos realizados, foram analisadas aproximadamente 4.200 amostras de sangue de gestantes e seus filhos. Os resultados revelaram que mães de crianças com TEA tinham níveis significativamente inferiores de vitamina D. Essa deficiência sugere uma possível correlação entre baixos níveis dessa vitamina e a manifestação de características autistas nas crianças.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Estados pedem vacinas contra covid-19 para bebês sem comorbidade
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA