TECNOLOGIA
IA deixará que todos sejam programadores, diz CEO da Nvidia
O uso de inteligência artificial (IA) para diversas áreas ainda está sendo descoberto, mas há aqueles que já possuem uma visão mais específica sobre o assunto. Este é o caso de Jensen Huang, CEO da Nvidia, que afirmou que tecnologias como o ChatGPT já conseguiram “democratizar a programação de computadores para todo mundo”. Ou seja, a inteligência artificial permite que qualquer pessoa consiga se tornar um programador.
As afirmações vieram em uma ligação sobre os resultados financeiros da Nvidia na quinta-feira (23). Nela, o CEO disse de maneira empolgada que “o mundo percebeu que talvez a linguagem humana seja uma linguagem de computador perfeitamente boa”.
A partir daí, o atual líder da Nvidia destacou as habilidades do ChatGPT, ressaltando ser uma máquina que aprende e dá respostas para coisas as quais jamais foi treinada. Esse nível de aprendizado deverá ser útil para as mais difíceis tarefas, como o ato da programação.
Isso porque a “IA pode receber prompt em linguagem humana, mas também oferecer saída Python, saída Cobol, uma linguagem que poucas pessoas se lembram, saída Python para Blender, um programa 3D. Então é um programa que escreve um programa para outro programa”.
É aí que entra a parte mais interessante do bate-papo, na qual Jensen Huang diz acreditar que a inteligência artificial democratizou esse trabalho para todo mundo.
“Nós democratizamos a programação de computadores para todos, para quase qualquer um que pudesse explicar em linguagem humana uma determinada tarefa a ser executada. Esta nova plataforma de computação, este novo computador pode pegar qualquer que seja seu prompt, qualquer que seja sua solicitação explicada por humanos, e traduzi-la em uma sequência de instruções que você processa diretamente ou espera que você decida se deseja processá-la ou não”, disse.
ChatGPT auxilia desde o ensino à criação de jogos
A inteligência artificial não é necessariamente recente, mas seu destaque em diversas áreas é. O CEO da Nvidia não está nada errado ao acreditar que podemos usar essa tecnologia para codificar em diversas linguagens.
Segundo o Extremetech, por exemplo, uma IA ajudou na criação do design de 100 semicondutores, enquanto o Google está trabalhando em uma para realizar codificação.
Mais recentemente, o ChatGPT passou a ser usado no ensino em Singapura, um dos países com alguns dos melhores rankings no quesito educação mundialmente.
Outra situação na qual a inteligência artificial vem se tornando uma ferramenta bastante útil é no desenvolvimento de games. Diversos relatos comprovam que é possível utilizar a tecnologia da OpenAI para encurtar etapas de narrativa e de criação de personagens.
Com isso, pode ser que o tempo de desenvolvimento de jogos seja diminuído futuramente.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia