Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

Lula deve recriar hoje conselho para combater a fome

Publicados

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Divulgação – 13.02.2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Nesta terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) deve assinar um decreto que recria o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O ex-mandatário  Jair Bolsonaro (PL) havia desativado o ógão no início do seu governo, em 2019.

Com o retorno do Consea, os conselheiros e a presidente, Elisabetta Recine, que compunham o órgão antes dele ser desativado devem voltar aos cargos. As atividades como conselheiro nacional não são remuneradas, além de ser considerada como relevante serviço público.

“Em 2019, Jair Bolsonaro fez da desativação do Consea um de seus primeiros atos oficiais. A volta do Brasil ao mapa da fome é apontada como uma das mais drásticas consequências do desmonte de políticas promovido nos últimos quatro anos nessa área”, diz nota do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social Família e Combate à Fome.

Durante seu discurso de vitória, em outubro de 2022, Lula afirmou que o combate à fome e à miséria era o seu “compromisso número um” durante seu terceiro mandato.

Leia Também:  Presidenta em exercício da ALMG se reúne com o Conselho da Medalha dos Gerais

Entenda o que é o Consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) ajuda na participação e controle social do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan), responsável pelo assessoramento na criação, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas para o direito humano à alimentação.

O órgão foi criado em 1993 pelo governo de Itamar Franco, no entanto, dois anos depois, Fernando Henrique Cardoso — que sucedeu a Franco— substituiu o Consea por outro programa, o Comunidade Solidária. O programa criado por Itamar foi restabelecido em 2003, durante o primeiro ano do governo de Lula.

Após tomar posse, em 2019, Bolsonaro extinguiu o Consea. Na época, inclusive, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO) chegou a manifestar preocupação com a interrupção das atividades do conselho. Segundo eles, o colegiado teve de 1993 a 2019 um papel importante e essencial  nas políticas públicas de combate à fome no Brasil.

Em 2022, um levantamento divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) apontou que o Brasil tem cerca de  33,1 milhões de pessoas passando fome e sem ter o que comer diariamente.

Leia Também:  Randolfe nega CPI, mas denunciará Marcos do Val ao Conselho de Ética

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!

Publicados

em

A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.

Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.

Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?

As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Paraná declara emergência fitossanitária para combater doença da laranja
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA