Brasil e Mundo
Bolsonaristas pressionam Pacheco por CMPI do 8 de janeiro
Deputados bolsonaristas foram ao Senado nesta terça-feira (28) para pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os ataques de 8 de janeiro aos Três Poderes. A proposta para criar a CPMI já foi enviada à presidência do Congresso Nacional, mas Pacheco tem segurado a medida a pedido do Planalto.
Os congressistas foram à sala da presidência do Senado e entoaram gritos à favor dos golpistas. Eles ainda levantaram cartazes defendendo os manifestantes e com pedidos para “descobrir a verdade”, em referência às acusações da participação de infiltrados de esquerda nos ataques.
Um dos líderes da proposta é o senador Rogério Marinho (PL-RN), adversário de Pacheco na disputa pela presidência do Senado. Marinho disse a CPMI terá a missão de punir apenas aqueles que forem identificados pelas Câmeras do Congresso.
“Defendemos que haja individualidade das condutas para que, ao longo desses 40 dias, as pessoas que efetivamente tenham suas imagens resgatadas nas câmeras dos três órgãos já devidamente identificadas sejam processadas e punidas e as que demais sejam libertadas”, disse.
Nos bastidores, a ação da oposição é vista como uma estratégia para atrapalhar os planos do governo e desviar o foco das pautas econômicas. Se instaurada, a CPMI será prioridade na Câmara e no Senado, atrasando matérias importantes para os governistas, como a Reforma Tributária.
A cúpula do Palácio do Planalto interpreta o protesto dos congressistas como tentativa de conseguir palanque em meio às investigações e reviver o bolsonarismo no Congresso. Membros ligados à Lula ressaltaram a preocupação de que a comissão seja comandada, relatada e tenha maioria de oposicionistas.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.
Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.
Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?
As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais20 horas atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais4 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo1 dia atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ESPORTES4 horas atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS1 dia atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo20 horas atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO20 horas atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial