Pesquisar
Close this search box.

Polícia

PCMG investiga suspeitos de aplicar golpe de e-commerce

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Duas pessoas foram presas por estelionatos em razão de mandados de prisão expedidos em diversos estados da federação. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está entre os órgãos de segurança que investigam a dupla, sendo uma mulher, presa em São José do Rio Preto, São Paulo, e um homem, localizado no Paraná.

Os dois, conforme apurado, integram uma organização criminosa especializada em aplicar golpes de falsas vendas pela internet. O grupo investigado teria elaborado um sofisticado esquema, gerando prejuízos a vítimas em todo o país.

As investigações em Minas Gerais iniciaram após uma vítima denunciar ter comprado um produto de uma loja online, a qual contava com sede física em Belo Horizonte, sendo que o produto nunca foi entregue. A loja apresentava reputação 9,3 (excelente) em um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.

O suposto empreendimento ainda dispunha de loja física, call center ativo, CNPJ devidamente registrado e preços similares aos de mercado, com desconto para pagamentos no boleto ou pix.

Leia Também:  Comandante-geral da PMMG participa da  9ª edição do Cosud

Esquema criminoso

Conforme apurado, o modo de agir do grupo criminoso é sempre o mesmo. Os suspeitos utilizam de “testas de ferro” para registrar CNPJ, em regra comprado de lojas que já estão estabelecidas nas cidades. Em seguida, os suspeitos estabelecem uma sede física, com aparelhos que servem de mostruário e, paralelamente, passam a elevar, artificiosamente, a reputação do e-commerce em um site de reclamações, para conferir confiabilidade.

O comprador do produto recebe então nota fiscal, além de informações de rastreio do produto comprado no email, porém, só passa a suspeitar do golpe quando o prazo de entrega é seguidamente alterado e percebe que o produto nunca será entregue.

Quando as reclamações começam a aumentar no site de reclamações, antes bem avaliado de forma fraudulenta, a organização criminosa retira os produtos do mostruário da loja física e os transfere para um novo local em que o próximo golpe será aplicado.

As investigações apontaram que a investigada comandou toda a parte de operacionalização dos golpes em companhia do suspeito e outros indivíduos que ainda estão sendo investigados.

Leia Também:  Polícia Civil investiga roubo a relojoaria em Itaúna

Golpes pelo país

As investigações apontam a existência de organização criminosa responsável por inúmeros golpes similares, com primeiro rastro passível de identificação na cidade Itajaí, em Santa Catarina, ocorrido em outubro de 2021.

Também foi possível identificar que a atuação do mesmo grupo, em março do último ano, no Espírito Santo, e em agosto no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, a PCMG identificou a ação dos suspeitos em outubro de 2022 e, mais recentemente, no Amazonas.

As investigações prosseguem para identificação e prisão de outros membros da organização criminosa, localização dos ativos dos seus membros relacionados a lavagem de dinheiro e a localização de outros sites fraudulentos utilizados pelos criminosos.

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  PCMG prende suspeitos de violência contra a mulher em Lavras

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA