Facebook Instagram Youtube Whatsapp
Menu
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais

Tribunal de Justiça

TJMG realiza webinário sobre superendividamento

Publicados

2 anos atrás

em

2023-03-03

Por

Da Redação

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta sexta-feira (3/3), o webinário “Superendividamento (Processual e Pré-Processual)”, por iniciativa da 3ª Vice-Presidência do TJMG em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O evento foi realizado de forma online pelo canal da Ejef no Youtube. A atividade foi direcionada a magistradas e magistrados, assessoras, assessores, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras e colaboradores terceirizados do TJMG e público externo.

Not-webinario-superendividamento-DesOsvaldoFirmo.jpg
O desembargador Osvaldo Firmo abriu o evento e deu boas vindas a todos os participantes (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O desembargador Oswaldo Araújo Firmo, membro do comitê técnico da Ejef, representou o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial, desembargador Renato Luís Dresch. Ele deu boas vindas aos participantes e expositores e destacou a relevância da realização do debate. “O superendividamento é algo que afeta a toda a sociedade, tanto indivíduos quanto empresas, e precisa ser compreendido por todos”, disse o desembargador Osvaldo Firmo. 

A mediação foi realizada pelo juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG Marcus Vinícius Mendes do Valle, que apresentou o currículo de todos os expositores convidados, fez a interação entre as apresentações e conduziu o debate realizado ao final. A apresentação do webinário ficou a cargo da assessora da Ejef Valéria Viana.

Not-webinario-superendividamento-DrMarcus.jpg
O juiz Marcus Vinícius Mendes do Valle foi o mediador e da atividade (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Os expositores foram o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Belo Horizonte e professor universitário, Clayton Rosa de Resende; o juiz coordenador do Cejusc de Muriaé e também professor universitário Juliano Carneiro Veiga; o procurador do Estado do Espírito Santo Leonardo de Medeiros Garcia; o promotor de justiça e coordenador do Procon de Minas Gerais, Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, e o economista e perito judicial do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Luiz Fernando Perez.

Sobre a Lei

A Lei do Superendividamento, que passou a vigorar em julho de 2021, apresenta a opção aos cidadãos de renegociar todas as suas dívidas de uma só vez, com a criação de um plano de pagamento que seja viável e proteja a pessoa de assédio e humilhação por parte dos credores. A lei utiliza o mesmo formato para empresas em recuperação judicial. Ou seja, todas as dívidas existentes são somadas e a conciliação é feita de uma só vez. O objetivo é permitir que o devedor quite seus débitos e possa manter o sustento próprio e de seus dependentes.

Leia Também:  TJMG promove 1º Encontro Nacional de Comitês Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua

O Código de Defesa do Consumidor sofreu algumas alterações com a promulgação da lei e as principais alterações têm por objetivo possibilitar a recuperação financeira da pessoa, e o trabalho de evitar o superendividamento.

Uniformização e humanização

O procurador do Estado do Espírito Santo Leonardo de Medeiros Garcia fez uma análise da aplicação jurisprudencial sobre a Lei do Superendividamento, com exemplos e soluções que já vêm sendo tratadas sobre o tema em todo o país. “Precisamos  uniformizar o tratamento judicial sobre o tema e encontrar um caminho seguro para tratar o consumidor superendividado. Hoje, um quinto da população brasileira sofre com o superendividamento e acompanho semanalmente todas as decisões sobre isso. As ações, em maioria, são relacionadas a empréstimos consignados e precisamos ter uma justiça específica. Acredito que uma possibilidade é a criação de uma vara específica para julgar esses casos, como existe já no Rio Grande do Sul, por exemplo”, disse o procurador.

O juiz Clayton Rosa de Resende, do Cejusc de Belo Horizonte, discorreu sobre o papel dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania nos processos de superendividamento. Ele tratou de alguns aspectos relativos à questão procedimental e sobre como é a experiência do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS), realizado em parceria com diversas outras instituições como MPMMG, Defensoria Pública e Procon municipal e Procon estadual. “Temos muitas vivências e experiências que podem contribuir para o trabalho de todos. A ideia é estimular a criação de núcleos próprios ou programas específicos para que os Cejuscs possam implantar propostas de tratamento aos problemas de superendividamento. Este debate é muito importante para alinharmos procedimentos com objetivo de criar procedimentos que facilitem o trabalho de todos”, disse o juiz Clayton Rosa de Resende.

O  juiz coordenador do Cejusc de Muriaé, Juliano Carneiro Veiga, falou sobre a atuação dos Centros no tratamento e prevenção do superendividamento, com foco em experiências e questões controvertidas, com dados coletados naquela comarca do programa e fez um apelo aos colegas magistrados. 

“O momento que vivemos é de sensibilização de todos os atores que trabalham no sistema de Justiça. Estamos completando dois anos da legislação que alterou o Código de Defesa do Consumidor e trouxe a disciplina do tratamento e prevenção do superendividamento e, até agora, os  Estados, de maneira geral, pouco caminharam para dar efetividade à nova legislação. Isso é bastante preocupante no cenário brasileiro, em que percebemos o crescimento do endividamento da população. Juros, inflação e taxas extras sobrecarregam ainda mais os que estão em situação já delicada. Por isso, parabenizo essa iniciativa e conclamo a todos para que possamos nos debruçar sobre o tema e iniciar a oferta de serviços aos consumidores nas várias comarcas do Estado”, disse o juiz Juliano Carneiro Veiga.

Leia Também:  Consumidores que ingeriram bebida contaminada serão indenizados

O promotor de Justiça e coordenador do Procon de Minas Gerais, Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, fez uma exposição sobre o combate ao superendividamento pré-processual e processual e trouxe dados do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS), do Ministério Público, complementando a palestra do juiz Clayton Rosa de Resende com alguns números relevantes. “Tivemos ótimos resultados em nosso primeiro ano de atuação. Até outubro de 2022 atendemos 4.550 consumidores. Foi uma média de 450 consumidores por mês. Realizamos 884 audiências de conciliação, com índice de efetividade de 61%, graças ao trabalho de todas as instituições parceiras”, afirmou.

Not-webinario-Glauber-Sergio-Tatagiba-do-Carmo.jpg
O promotor de Justiça e coordenador do Procon de Minas Gerais, Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, trouxe números de atendimento do programa PAS (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O último a fazer palestra na atividade foi o perito judicial do MPMG Luiz Fernando Perez. Ele relatou alguns dos aprendizados e experiências vividas por ele durante as audiências de conciliação do PAS. “Esse é um problema de extrema seriedade que a cada dia atinge mais famílias brasileiras. O superendividamento impossibilita ao cidadão sua subsistência. É uma disfunção em nossa sociedade de consumo e o foco da lei é justamente resgatar e preservar a dignidade humana”, disse.

Após as exposições, foi aberto o espaço para debate para realização de perguntas e esclarecimento de dúvidas dos participantes com todos os palestrantes convidados.

O webinário está disponível neste link.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Notícias relacionadas:realizasobresuperendividamentowebinario
Da Redação

Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

5 meses atrás

em

2024-12-25

Por

@gmaisbrazil

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG dá curso sobre litigância predatória no TJMA

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
  • Últimas Notícias
Coluna Minas Gerais11 horas atrás

Senar abre 100 vagas para cursos técnicos em Viçosa, Alvinópolis e Manhuaçu

Coluna Minas Gerais18 horas atrás

Distrito de JF será revitalizado

Coluna Minas Gerais2 dias atrás

Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas

Coluna Minas Gerais2 dias atrás

R$ 230 milhões para o terminal em Lafaiete

Coluna Minas Gerais4 dias atrás

Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 mês atrás

PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região

  POLÍCIA CIVIL COMBATE GOLPES CONTRA IDOSOS E IMPEDE AÇÃO DE ESTELIONATÁRIA EM PASSOS Investigada é alvo de medidas cautelares...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 meses atrás

Polícia Civil recupera parte de carga de café desviada para comerciantes da região

Na manhã de hoje, uma operação da Polícia Civil resultou na localização e detenção de um homem de 38 anos,...

Acidente4 meses atrás

MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NA BR-265: MOTORISTA INABILITADO É SUSPEITO DE CAUSAR A COLISÃO

  Um grave acidente foi registrado na tarde desta quinta-feira (11) na rodovia BR-265, no Km 595, em Jacuí/MG. De...

MINAS GERAIS

ARTIGOS4 meses atrás

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está...

GERAL5 meses atrás

Relembre as principais ações do ex-presidente da Câmara

 Um Mandato que Fez História em Alpinópolis Hoje, 1º de janeiro de 2025, marca a posse de prefeitos, vice-prefeitos e...

Geral5 meses atrás

Polícia Prende Criminosos que Furtaram em Escarpas do Lago

Capitólio, município reconhecido como o quarto destino turístico mais procurado do país, tem investido continuamente em políticas de segurança pública,...

POLÍCIA

Polícia5 meses atrás

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café...

Polícia5 meses atrás

PCMG localiza foragido do sistema prisional em Passos

No dia 18 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) localizou um homem de 27 anos,...

Polícia5 meses atrás

Em Alfenas Operação da Polícia Civil Desmantela Apologia ao Nazismo

Nesta terça-feira (17/12), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão,...

ENTRETENIMENTO

CIDADES2 meses atrás

Coritiba SAF Expande Fronteiras e Chega a Minas Gerais com Projeto Inovador

O Coritiba Foot Ball Club SAF está oficialmente expandindo suas raízes para Minas Gerais. Através de seu representante no estado,...

ENTRETENIMENTO2 meses atrás

Projeto das Escolas Coxa Avança em Minas

O diretor do Coritiba SAF, Christian Korgut, responsável pelo futebol feminino do clube e pelas Escolas Coxa”, esteve ontem (11/03)...

ENTRETENIMENTO3 meses atrás

Filme Brasileiro “Ainda Estou Aqui” Faz História e Conquista o Primeiro Oscar do Brasil

O cinema brasileiro entrou para a história com a vitória do filme Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • Coluna Minas Gerais7 dias atrás

    Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição

  • Coluna Minas Gerais6 dias atrás

    Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82

  • Coluna Minas Gerais7 dias atrás

    Montes Claros em situação de emergência

  • Coluna Minas Gerais6 dias atrás

    Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta

  • Coluna Minas Gerais5 dias atrás

    Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento

  • Coluna Minas Gerais5 dias atrás

    Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi

  • Coluna Minas Gerais2 dias atrás

    Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem a autorização por escrito do autor e / ou editor

nos siga nas redes sociais

Facebook Instagram Youtube Whatsapp

Hospedado por

Copyright © 2020 - 2022 | Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL

desenvolvido e hospedado por

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL