TECNOLOGIA
Senadores dos EUA não querem metaverso da Meta para adolescentes
O metaverso é a grande aposta da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, para o futuro da internet e da companhia. Todavia, dois senadores americanos não querem que a empresa libere o Horizon Worlds, o seu metaverso, para o futuro da nação — jovens com menos de 18 anos. O pedido dos congressistas foi feito diretamente para Mark Zuckerberg, através de uma carta na qual o jornal The Wall Street Journal (WJS) teve acesso.
Em fevereiro, um relatório da Meta, também publicado pelo WJS, mostrou que a empresa pretende abrir o Horizon Worlds para jovens de 13 a 17 anos no primeiro semestre de 2023. Com baixa adesão no Horizon Worlds, incluindo dos funcionários da Meta, a empresa espera que a liberação para esse público traga retenção e receita. Afinal, sem usuários não há metaverso.
Senadores pedem metaverso proibido para menores
A justificativa dos senadores Ed Markey e Richard Blumenthal, ambos Democratas, contra a liberação do Horizon Worlds para jovens se baseia no histórico da Meta. Para os congressistas, a empresa não possui um histórico positivo em lidar com dados e saúde mental de adolescentes.
Na carta, Markey e Blumenthal citam dois casos de grande repercussão envolvendo a Meta: a falha de verificação de idade do Messenger Kids e do relatório da empresa sobre o impacto do Instagram no psicológico de meninas adolescentes.
No primeiro caso, uma falha permitia que crianças pudessem conversar com estranhos sem a autorização dos pais. No caso do relatório do Instagram, foi revelado que a empresa sabia que a rede social era prejudicial para a saúde mental de usuárias menores de idade.
Meta quer atingir 500.000 usuários no metaverso até a metade do ano
A Meta vê os adolescentes entre 13 e 17 anos como uma “salvação” para o Horizon Worlds. Atualmente, o metaverso da empresa tem aproximadamente 200.000 usuários ativos por mês — média parecida com a do jogo Apex Legends. O objetivo é ter 500.000 contas ativas por mês até a metade de 2023.
O dilema enfrentado pela Meta no Horizon Worlds é similar ao que ela passa na rivalidade entre Instagram e TikTok. Redes sociais precisam conquistar os jovens para se manter.
Além da limitação de idade, o “custo” para entrar no Horizon Worlds também é alto. O usuário precisa de óculos VR Quest, da própria Meta, para entrar no metaverso. No Brasil, o preço do produto beira R$ 4 mil.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS1 hora atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO34 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela