Brasil e Mundo
Tarcísio reafirma amizade com Bolsonaro e diz ter perfil moderado


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) , disse que é “um grande amigo” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) , mas busca se desvencilhar do bolsonarismo . Segundo o gestor de SP, o ex-mandatário o apoiou nas eleições por conta do perfil moderado.
“O presidente, quando me escolheu para ser o candidato dele aqui em São Paulo, ele percebeu qual seria o perfil que comunicasse melhor com o que o paulista esperava”, disse Tarcísio em entrevista à Globonews na última terça-feira (7).
“Um perfil moderado, um perfil mais ao centro, talvez fosse o mais adequado para aquela eleição, mesmo num ambiente polarizado”, acrescentou o governador. “Estou seguindo a mesma linha que segui no Ministério da Infraestrutura e que segui na vida toda. Uma linha técnica, uma linha pragmática, uma linha orientada ao resultado.”
Sobre a relação com o ex-mandatário, o governador disse que “se tornou um grande amigo, eu devo muito ao presidente. Ele me deu uma oportunidade que eu nunca imaginei que eu teria: virei ministro de Estado. […] Sempre prestigiou muito o meu trabalho, me lançou.”
Em dezembro de 2022, o ex-ministro da Infraestrutura afirmou que não era “bolsonarista raiz”.
“Eu nunca fui bolsonarista raiz. Comungo das ideias econômicas principalmente desse governo Bolsonaro. A valorização da livre iniciativa, os estímulos ao empreendedorismo, a busca do capital privado, a visão liberal. Sou cristão, contra aborto, contra liberação de drogas, mas não vou entrar em guerra ideológica e cultural”, comentou Tarcísio em entrevista à CNN Brasil.
São Sebastião
Sobre a tragédia que devastou o Litoral Norte de São Paulo no feriado de Carnaval, Tarcísio afirmou que irá investir em radares e comunicação para evitar deslizamentos.
“Temos que melhorar a previsão desses eventos [climáticos]”, acrescentou o governador.
Pelo menos 65 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas por conta dos desastres causados pelas chuvas no litoral de São Paulo . A cidade mais prejudicada foi São Sebastião . A Vila Sahy, na Costa Sul do município, foi a mais atingida por deslizamentos de terra e ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia. Outra cidade atingida foi Ubatuba, que registrou uma das 64 mortes.
Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga também sofreram prejuízos e tiveram moradores desabrigados e desalojados.
Maior chuva da história do país
A tragédia no litoral norte de São Paulo é a maior envolvendo as chuvas já registrada no Brasil em 24 horas, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na madrugada de domingo (19/02), as cidades da região registraram média de 700 mm de chuva.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


Brasil e Mundo
Onde se planta compromisso, colhe-se respeito: Rone e Deybson fazem história em Bom Jesus da Penha com visita inédita de governador

Dizem que quem é rei não perde a majestade. Mas se você deixa a vaidade falar mais alto e não ouve o povo, você perde o trono.”
Em Bom Jesus da Penha, a realeza é outra: é da humildade, da escuta, da boa semente. E no dia 24 de abril, um marco histórico germinou: pela primeira vez na história, um governador de Minas Gerais visitou o município. Romeu Zema (NOVO) não veio por acaso — veio porque aqui floresceu algo raro: uma gestão que cultiva a confiança e prepara o terreno para o futuro.
No solo fértil de Bom Jesus da Penha, nasceu uma liderança que não brotou de alianças antigas, nem de interesses envelhecidos. O prefeito, Rone Lima (União Brasil) é como árvore de raiz firme: produtor rural, empresário respeitado, homem de família, agora é também o jardineiro de um novo tempo.
Ele entendeu que a cidade precisava de cuidado — como um pai cuida do filho. E assim, com a mesma mão que planta, ele governa: com dedicação, responsabilidade e amor.
Ao seu lado, Deybson (MDB), vice-prefeito, é aquele que rega com sabedoria. Com mais de 30 anos de experiência na gestão pública, conhece cada canto da terra e tem o dom de ouvir. Sabe que para colher bons frutos, é preciso plantar com sensibilidade.
Deybson é esse parceiro técnico e humano que, com o tempo, se mostra essencial para o crescimento saudável dessa árvore chamada Bom Jesus da Penha.
Romeu Zema (NOVO) esteve na cidade para acompanhar de perto o andamento das obras do futuro anel rodoviário. A obra, viabilizada por meio de um financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), não tem ligação direta com emendas parlamentares. Ela representa o esforço técnico e a articulação administrativa da gestão local para garantir mais infraestrutura e desenvolvimento à região. Em praça pública, o governador plantou duas mudas de jaracatiá, ao lado do prefeito, autoridades e do querido Tião Terra — símbolo de compromisso com as futuras gerações. Porque plantar árvore é mais do que um ato simbólico: é dizer “estamos pensando no amanhã.
E como em todo bom cultivo, é preciso ter quem cuide das folhas, quem vigie os galhos e quem proteja a sombra.
Sabrina Ribeiro (União Brasil), vice-presidente da Câmara, é esse cuidado: atua com serenidade, principalmente na saúde da mulher, fazendo germinar políticas públicas com coragem e sem vaidade.
Já a presidente da Câmara, Francielle Fisioterapeuta (MDB), é como aquelas raízes que nem sempre estão visíveis, mas sustentam a árvore toda. Fisioterapeuta, filha de produtores rurais, Francielle luta para mudar o modelo de saúde da cidade — onde antes só se remediava, ela quer prevenir, educar, transformar.
Sua luta é clara: chega de esperar a doença chegar. Países como Japão e Suécia já entenderam que esporte, alimentação e nutrição saudável evitam filas no SUS. Aqui, enquanto muitos se contentam em fazer cirurgia e aparecer na foto, Francielle quer que o povo nem precise de cirurgia. Ela planta conhecimento, colhe qualidade de vida.
E mais: sua bandeira também finca-se firme na segurança pública e na valorização do produtor rural — a raiz mais profunda da nossa economia.
Também estiveram presentes o deputado estadual Rodrigo Lopes (União Brasil), aliado do município, e Alex Cavalcante Gonçalves, assessor do deputado federal Maurício do Vôlei (PL), reforçando que essa gestão já ecoa além dos limites do município, além de outros parlamentares do estado. A política de Bom Jesus da Penha floresce diferente. Por lá, a colheita é resultado do cuidado com a raiz, do preparo do solo, da poda certa na hora certa.
Foto – Sabrina Ribeiro – Romeu Zema – Rone Lima e Deybson
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sistema recebe homenagem por contribuição ambiental
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Empresa mineira conquista mais mercado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Nova subestação da Cemig em Fabriciano
-
Coluna Minas Gerais21 horas atrás
Justiça determina que candidatos devolvam verbas