Minas Gerais
Mais de 3,7 mil mulheres compõem o efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais
As mulheres fazem parte do efetivo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) há 43 anos, servindo e protegendo a sociedade mineira. O ingresso delas na instituição ocorreu em 1° de setembro de 1981, quando 120 mulheres perfilaram pela primeira vez no pátio de um quartel, após prestarem concurso público e iniciarem o primeiro curso de formação de sargentos femininos, das quais 112 se formaram.
Se nos idos de 1981 a missão principal da policial militar era o policiamento ostensivo, com foco no atendimento às mulheres, crianças e idosos e locais específicos como os aeroportos da Pampulha, de Confins, Praça Sete, Palácio da Liberdade, ao longo dos anos muita coisa mudou. A policial militar alcançou muitas conquistas e, hoje, muitas ocupam postos e cargos de destaque dentro da corporação.
Atualmente, a Polícia Militar de Minas Gerais conta com um efetivo de 3.794 policiais femininas, sendo 551 oficiais e 3.243 praças, desempenhando as mais diversas funções na corporação nas áreas operacional e/ou administrativa. A participação da mulher na PM prova que a capacidade de efetuar algum trabalho nunca esteve atrelada a gênero e, sim, à dedicação, competência e profissionalismo, aliada à força e a leveza.
A primeira mulher a chegar ao posto de coronel na PMMG foi Maria de Lourdes Faria Ferraz, pertencente ao quadro de Saúde, no ano de 2002. Na sequência, a coronel Luciene Magalhães de Albuquerque. Primeira a comandar uma tropa masculina no Brasil, a coronel passou pelo comando do 34º Batalhão, na região da Pampulha, em Belo Horizonte e chegou a subchefe do Estado-Maior da PMMG.
Outro exemplo é a coronel Cláudia Araújo Romualdo que comandou o 36º Batalhão, localizado em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e foi a primeira mulher a assumir o comando da 1ª Região de Polícia Militar (RPM), também chamado de Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Na aviação, destacam-se a tenente-coronel Flávia Rosana Munhoz Pereira Santos, pioneira no helicóptero; a tenente-coronel Renata Jeane Paiva Rocha, piloto de helicóptero e comandante da 3ª Base Regional de Aviação do Estado (Brave), em Montes Claros e a major Denisia Ferreira Oliveira também piloto de helicóptero. Recentemente, a primeiro-tenente Gabriela Emília Soares Lacerda Resende tornou-se a primeira mulher na PM mineira habilitada a pilotar aeronave de asa fixa.
Destaque, ainda, para a coronel Cleyde da Conceição Cruz Fernandes, primeira oficial mulher a assumir o comando da Academia de Polícia Militar (APM); para a coronel Gracielle Rodrigues Santos Ferreira, primeira e atual comandante do Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb); para a coronel Karla Fernanda de Oliveira Morais, que atuou como Subchefe do Gabinete Militar do Governador (GMG); para a tenente-coronel Fernanda Patrícia vieira que assumiu o comando do 32º batalhão, na cidade de Uberlândia; e para a major Layla Brunnela de Aguiar Dias Oliveira, primeira mulher a assumir o cargo de porta-voz da PMMG.
Como forma de valorizar o trabalho da policial militar mineira, o governador do Estado, Romeu Zema, em 2021, sancionou a Lei 23.893, que instituiu o dia 1º de setembro como sendo o Dia do Policial Feminino de Minas Gerais, exatamente o dia que marcou o ingresso da primeira turma de mulheres na instituição em 1981, por meio do curso de formação de sargentos (CFS).
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES1 dia atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial