Brasil e Mundo
Ex-ministro de Bolsonaro contará outra história sobre joias a Michelle


O ex-ministro de Minas e Energia , Bento Albuquerque , vai mudar versão sobre as joias de diamantes dadas pelo regime da Arábia Saudita para o governo Jair Bolsonaro (PL-RJ). O antigo funcionário da gestão bolsonarista explicará porque guardou durante sete meses um kit com itens valiosos.
Inicialmente, ele prestaria depoimento para a Polícia Federal nesta quinta-feira (9), mas foi adiado para a próxima terça (14) a pedido da defesa do ex-ministro. Segundo a coluna da Bela Megale, do jornal O Globo, Albuquerque falará que esperava o desfecho sobre a apreensão das joias de diamantes destinadas para Michelle Bolsonaro e que foram confiscadas pela Receita Federal de São Paulo.
A comitiva do aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou da Arábia Saudita com dois pacotes com presentes e uma escultura dados pelo governo saudista em outubro de 2021. Uma caixa de relógio e outros itens de valor foram entregues ao antigo mandatário do Brasil em novembro do ano passado, quando o ministro de Minas e Energia era Adolfo Sachsida.
Bento dirá que, se tivesse recebido o colar de diamantes, seguiria os protocolos para que o bem fosse anexado ao acervo do estado brasileiro. No entanto, ele ainda não sabe como explicará o fato da sua comitiva ter omitido para a Receita Federal o segundo pacote que entrou no Brasil e que hoje está com Bolsonaro.
Versão inicial de Albuquerque
O ex-ministro disse para os fiscais da Receita que as peças de diamantes eram da ex-primeira-dama. Na nova versão, ele dirá que a frase foi usada de forma genérica e que as joias eram um presente para o governo brasileiro.
Ele também dirá que só soube que a peça era feminina quando o pacote foi aberto pela fiscalização do aeroporto e que por isso deduziu que era para Michelle. “Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”, chegou a dizer Albuquerque em vídeo divulgado pelo Jornal Nacional na última quarta (8).
A defesa do ex-ministro usará o vídeo para anexar na ação. Os advogados acreditam que as imagens são positivas para Albuquerque, porque mostram um comportamento de colaboração por parte dele.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


Brasil e Mundo
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos
Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.
De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.
Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.
O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.
O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Acidentes aumentam 14% em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cervejeira abre 11 mil oportunidades
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Unimontes tem boas notas no Enade
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga