Brasil e Mundo
Feminicídio: Rapaz diz ter matado namorada após ser chamado de inútil
Um casal de jovens teve uma briga violenta em Belo Horizonte (MG) na tarde do último sábado (12) e o rapaz, de 25 anos, assassinou a namorada, de 23, após ser chamado de “inútil”. O acusado foi encontrado pelos policiais machucado e todo sujo de sangue, precisando ser levado para um hospital.
De acordo com informações da PM, os dois começaram a discutir por “motivos fúteis”. A garota chamou o namorado de “inútil”, deixando-o furioso. Ele confessou que se sentiu “humilhado” e que teve um “momento de raiva”, atacando-a com uma faca.
Os policiais militares foram acionados e chegaram ao local quando a jovem ainda estava viva. Ela foi encontrada ensaguentada e caída no chão do local onde morava. Os agentes a levaram para o Hospital Risoleta Tolentino Neves e a equipe médica fez uma cirurgia, mas não conseguiram salvá-la.
Segundo o médico que realizou o procedimento de atendimento, a mulher estava com fraturas na arcada dentária e duas perfurações na cervical. Ela também sofreu cortes no ombro e braço.
Namorado foi preso após ser denunciado
Um vizinho soube do crime e descobriu que o namorado da jovem morta estava na residência dele. Por conta disso, ligou para polícia e o denunciou. Os PMs encontraram o garoto sujo de sangue.
Ao conversar com os policiais, o jovem, que não teve a identidade revelada, confessou ter matado a namorada. Faca foi entregue para os agentes por outras pessoas.
O namorado tinha pequenos cortes nas duas mãos e acabou sendo levado ao hospital. Depois de passar por atendimento médico, recebeu alta e foi preso em flagrante.
A Central Estadual do Plantão Digital registrou o caso.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias