Minas Gerais

Seplag apresenta iniciativas do Governo de Minas ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Publicados

em

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), se reuniu com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última semana, em Brasília, para apresentar ações e iniciativas estaduais que podem ser aprimoradas, facilitadas e expandidas a partir de parcerias com o governo federal.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, acompanhada da subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Virgínia Bracarense, e do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, participaram de agendas junto à ministra Esther Dweck e a demais representantes do Ministério buscando abordar pontos de interesse em comum e pautas prioritárias do Governo de Minas.

“Minas Gerais vem se destacando pelas boas práticas em gestão pública. A visita ao MGI teve por objetivo buscar uma agenda de cooperação em torno de temas importantes não só para Minas, mas para todos os estados. Temos certeza de que nossa experiência pode ser levada ao governo federal e aos demais estados e sabemos, também, que essa agenda pode trazer boas práticas para Minas Gerais”, destacou a secretária Luísa Barreto. 

Leia Também:  Fapemig lança programa de desenvolvimento tecnológico voltado para novos negócios

De acordo com a subsecretária Virgínia Bracarense, a agenda com a ministra tratou de temas como compras, logística e governo digital, apresentando experiências e boas práticas que o Estado de Minas Gerais pode compartilhar com a União, além de pontos de dificuldades que a Seplag-MG busca aprimorar a partir da cooperação e do diálogo com o governo federal, como aqueles referentes à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC) e à expansão das experiências de Governo Digital.

“Foram identificados vários pontos de contato entre as partes, além de uma agenda de cooperação animadora que pode ser estruturada com base nas prioridades de ambas, para que possam dialogar e construir conjuntamente. São pautas com possibilidade de expansão para outros estados e que, também, poderão ser levadas para o âmbito do Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad), onde Minas tem uma participação efetiva”, especificou a subsecretária do CSC.

Aprimoramento de iniciativas

Além da agenda com a ministra Esther Dweck, a comitiva da Seplag-MG também se reuniu com secretarias do Ministério para aprofundar em alguns temas, como a implementação da NLLC, a Rede Capacita Compras, projetos de inovação, gestão de frota e de materiais, implantação de Centro de Serviços Compartilhados, entre outros.

Leia Também:  Governo de Minas entrega tomógrafo ao Hospital Eduardo de Menezes, referência estadual em doenças infectocontagiosas

Uma das temáticas relevantes levadas pela Seplag-MG foi referente ao governo digital, apresentando, por exemplo, a experiência de Minas Gerais com o Documento Nacional de Identidade, o uso da Plataforma Gov.br, a relação entre estado e municípios e a digitalização de serviços públicos.

Após as conversas, também foram abertas possibilidades para futuras discussões sobre pautas específicas com as secretarias temáticas do MGI.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Programa estadual capacita 938 jovens e agricultores mineiros em 2022

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Hemominas convoca população a doar sangue antes da folia de Carnaval

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA