Tribunal de Justiça

Congresso sediado pelo TJMG tem pré-evento com apresentações de artigos

Publicados

em

O pré-evento de abertura do I Congresso dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário foi realizado na manhã desta quarta-feira (15/3) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, com apresentação de painéis e artigos – a abertura oficial ocorre na parte da tarde. O TJMG participa do congresso por meio do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG) e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O evento segue até sexta-feira (17/3).

Not-I-Congresso-Inteligencia1.jpg
Congresso contou com pré-evento de abertura nesta quarta-feira (15/3) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Realizado em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), o congresso é destinado a magistrados, magistradas, assessores, assessoras, assistentes de gabinete, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, colaboradores e colaboradoras terceirizados do TJMG e do TRF-6, além do público externo, e tem como tema “Tratamento adequado de conflitos e Gestão de Precedentes nos Centros de Inteligência”, abordando a atuação dos centros sob a ótica da comunidade jurídica. 

O pré-evento contou com exposições de 15 artigos, que abordaram, entre outros temas, “A Jurimetria e a Experiência do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais”, “A gestão de precedentes e o exercício da atividade nomogenética judicial: da contribuição técnica do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais para a construção de normas concretas e individuais em processos sub judice” e “A relevância da Análise de Dados nos Centros de Inteligência do Poder Judiciário”

Os trabalhos serão publicados posteriormente em revista do Centro de Inteligência, prevista para o segundo semestre deste ano.

Not-I-Congresso-Inteligencia-desVilasBoas.jpg
Para o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, o congresso demonstra importância do tema (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O 1º vice-presidente do TJMG e coordenador-geral do CIJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, destacou que o congresso tem a “capacidade de reunir pessoas que já trabalham há muitos anos com a temática, sendo de suma relevância para que nós possamos também melhorar nossa qualidade de trabalho e conhecer outras boas práticas que possam eventualmente serem implementadas no Tribunal”. 

Leia Também:  Vizinho terá que pagar por danos a orquidário provocados por queda de muro

Os Centros de Inteligência hoje, segundo o 1º vice-presidente do TJMG, ocupam uma área relevante e sensível para a administração do Judiciário como um todo. 

“A reunião de todos esses centros vai permitir que haja um compartilhamento de experiências, de inovações que podem ser muito importantes para que a gente garanta a possibilidade de que o Judiciário consiga, no futuro, oferecer a Justiça em um prazo razoável, de modo eficiente e efetivo”, frisou.

A juíza federal Vânila Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), disse que o congresso representa um momento muito especial, uma vez que reúne os quatro ramos do Poder Judiciário, sendo a Justiça federal, estadual, eleitoral e trabalhista, “para pensar no sistema de Justiça considerando sua complexidade, para que possamos chegar na sua humanidade”.

Not-I-Congresso-Inteligencia-Vanila.jpg
Programação do evento segue até sexta-feira (17/3) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Presenças

A mesa de honra da abertura do pré-evento foi composta pelo 1º vice-presidente do TJMG e coordenador geral do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), desembargador Alberto Vilas Boas; pela 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; pela desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Taís Schilling Ferraz; pela juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG, Mônica Silveira Vieira; pela juíza federal Vânila Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6); pelo juiz coordenador do (CIJMG), Ronaldo Souza Borges; pelo juiz Rafael Niepce Verona Pimentel; pela a juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), Janine Rodrigues de Oliveira Trindade; e pelo promotor de Justiça e coordenador de planejamento institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Rafael Henrique Martins Fernandes. O evento também contou com a participação de outros magistrados. 

Leia Também:  Governo de Minas apresenta políticas públicas a cerca de 600 gestores municipais do setor agropecuário

Programação

A abertura oficial do Congresso acontece nesta quarta-feira (15/3) à tarde com aula magna da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assusete Magalhães, e o painel “Visão sistêmica e tratamento adequado”, com a desembargadora Taís Schilling Ferraz, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4); com o desembargador Ruy Alves Henriques Filho, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR); e com o assessor-chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Ornellas Marchiori.

Na quinta-feira (16/3) o evento será dedicado à realização de oficinas. Na sexta-feira (17/3) o encerramento contará com realização de aula magna ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Marco Bruno Miranda Clementino, que abordará o tema “Centros de Inteligência: uma história de princípios”.

Em seguida, haverá o painel “Os Centros de Inteligência e o papel atual do Poder Judiciário: muito além de apenas julgar”, promovido pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), Marcelo Dolzany da Costa; pela juíza Janine Rodrigues de Oliveira Trindade e pelo juiz Felipe Viaro.

Veja o álbum com mais fotos do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Consepre é encerrado com posse da nova diretoria e divulgação da Carta de Foz do Iguaçu

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA