Brasil e Mundo

Lula é convidado para visitar os Emirados Árabes após viagem à China

Publicados

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 10/03/2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o convite para viajar aos Emirados Árabes após encerrar as agendas oficiais na China , onde terá reuniões entre os dias 26 e 31 deste mês. O governo federal irá avaliar se aceitará a proposta do governo emiradense.

Caso o petista aceite visitar os Emirados Árabes, a tendência é que ele fique por lá entre os dias 1 e 2 de abril, antes de voltar para o Brasil. Essa pode ser a primeira ida do presidente a um país do Golfo Pérsico desde que tomou posse.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, o convite já foi enviado para Lula. O governo emiradense tem como principal objetivo reforçar sua aliança comercial com o Brasil, responsável por fornecer de carnes e grãos para países árabes.

O convite surgiu após o chanceler Mauro Vieira ter feito um encontro no começo do mês, na Índia, com o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes, xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan. A equipe de Lula pretende fazer com que o petista visite Abu Dhabi, capital do país.

Leia Também:  'Congresso é liberal e conservador', diz Lira após reunião com Lula

Lula e a China

Neste momento, o governo brasileiro tem finalizado os preparativos da viagem de Lula à China. Ele ficará no país asiático entre 26 e 31 de março. Será sua primeira visita ao local neste primeiro mandato. Nos seus dois primeiros mandatos, o presidente esteve em solo chinês em 2004 e 2009.

Ministros, governadores, parlamentares e empresários estarão ao lado de Lula durante a viagem. Ele terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.

O presidente da República ainda passará por Xangai para visitar a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics (Brasil, China, Índia, África do Sul e Rússia). Ele é o principal articulador para que a ex-presidente Dilma Rousseff administre o banco.


Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Publicados

em

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos

Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.

De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.

Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Leia Também:  Comissão pretende visitar barragens de rejeitos da CSN

O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.

O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA