Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Copasa apresenta Pró-Mananciais à comunidade de Soares, em Paracatu

Publicados

em

Copasa / Divulgação (mais fotos: clique aqui)

A Copasa concluiu, na noite desta sexta-feira (17/3), uma ação junto à associação dos Soares, comunidade pertencente a Paracatu, no Noroeste do estado. O objetivo foi tirar dúvidas da população sobre a metodologia do programa Pró-Mananciais, que promove ações de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas.

Na sede da associação, os representantes da empresa explicaram que meio ambiente e água estão intrinsecamente relacionados e que o zelo pela natureza contribui para a segurança hídrica em longo prazo.

Também foram expostas atividades já realizadas na localidade, com intuito de favorecer a penetração da água no solo e a recarga dos aquíferos, além de reforçar a importância das ações de proteção ambiental na microbacia do ribeirão Santa Izabel, manancial que abastece o município.   

“Já existem algumas ações sendo desenvolvidas nas imediações, mas nunca lidamos diretamente com a associação. E o nosso objetivo agora é trabalhar em parceria, de uma forma mais próxima com os moradores. Estamos procurando não apenas levar uma contribuição, mas ouvi-los, dar voz a eles, e através de todo esse processo, incentivar a sustentabilidade por meio de projetos que estimulem o senso de pertencimento ao ambiente em que estão inseridos e consequentemente a preservação da natureza”, explicou o assistente socioambiental da Copasa, Fauster Bernardes, que participou do encontro.

Leia Também:  Natal da Mineiridade apresenta concerto do Coral Lírico em janelas do Circuito Liberdade

Para a técnica de enfermagem Rejane Martins Rodrigues Neto, presidente da associação dos moradores do Soares, a iniciativa é positiva.

“É uma parceria benéfica para conservar o Santa Izabel, principalmente as nascentes. Nem todos os moradores têm conhecimento de que preservar a vegetação e plantar árvores ajuda a manter a água do ribeirão. É interessante a Copasa estar na comunidade, para saber como ela pode nos ajudar e como nós podemos ajuda-la”, afirmou.           

Na oportunidade, também foram debatidas legislações ambientais, manejo e práticas adequadas do solo e de pastagens, agricultura e desenvolvimento sustentável, além de esclarecidas dúvidas acerca de tais temas e também sobre a prestação de serviços da companhia.  

O evento contou com apoio da Prefeitura de Paracatu e também do Coletivo Local de Meio Ambiente – grupo formado para avaliar a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras questões que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo Pró-Mananciais. Dentre os representantes do Colmeia, apoiaram a realização a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas (IEF)

Leia Também:  Empresa Mineira de Comunicação participa de um dos maiores eventos de marketing digital da América Latina

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela

Publicados

em

Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.

Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª  Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.

confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.

 

A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.

Leia Também:  Fiscalização verifica irregularidades em atividades minerárias na Zona da Mata

“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.

confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.

Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.

Leia Também:  Dupla é presa em Paracatu por tráfico e crimes patrimoniais

Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.

Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA