Tribunal de Justiça

TJMG participa de audiência pública sobre inclusão das pessoas com síndrome de Down

Publicados

em

Not---Comissao-de-Defesa-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Deficiencia._2.jpg
Servidoras Selmara Alves (à esquerda) e Milena Kuhlmann (à direita) compuseram a mesa de honra na audiência pública (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais participou, nesta terça-feira (21/3), de audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sobre as políticas voltadas à atenção e inclusão das pessoas com síndrome de Down. O TJMG foi representado pela diretora executiva de Sustentabilidade e Logística, Selmara Alves Fernandes, e pela assessora técnica de Sustentabilidade e Logística, Milena Kuhlmann Cunha Cavalcante. Nesta terça-feira, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

A audiência foi requerida pelo vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Grego da Fundação. Participaram do encontro representantes dos poderes Executivo e Judiciário, membros da Defensoria Pública e Ministério Público, além de dirigentes de entidades de defesa das pessoas com deficiência.  

De acordo com a diretora  executiva de Sustentabilidade e Logística, Selmara Alves Fernandes, é papel de todas as instituições discutirem ações para uma sociedade mais inclusiva e diversificada, capaz de oferecer oportunidades para todas as pessoas. “Temos que dar alguns passos importantes em prol da inclusão. O preconceito ainda existe, mas com o esforço de cada um vemos que é possível avançar na luta pelos direitos das pessoas com deficiência”, disse.

O deputado Grego da Fundação, pai de um adolescente de 14 anos com síndrome de Down, reiterou a importância da luta por avanços, como a inclusão no mercado de trabalho. “Ao ingressarem no mercado de trabalho, essas pessoas demonstram que são capazes. Elas têm um amor ilimitado e todas as dificuldades são superadas. Ensinam que precisamos crescer enquanto pessoas tolerantes com as diversidades, o que torna a humanidade mais rica”, afirmou.  

Leia Também:  Justiça recusa pedidos de habilitação de crédito de clientes da 123 Milhas

Iniciativa pioneira

No dia 13 de fevereiro, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, assinou um contrato de prestação de serviços com o Instituto Mano Down, organização sem fins lucrativos que promove a autonomia e a inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. O contrato prevê o trabalho, na sede do TJMG, de profissionais oriundos dessa entidade. O TJMG foi o primeiro órgão público a abrir oportunidades de trabalho para esse público.

Anália Alves Meira e Marco Túlio Silva Pedrosa foram os primeiros colaboradores frutos dessa parceria. Os dois recepcionistas iniciaram no novo emprego na segunda-feira (20/3) e vão cumprir jornada diária de cinco horas, de segunda-feira a sexta-feira. 

O contrato com o TJMG prevê quatro recepcionistas, quatro auxiliares administrativos e dois garçons, todos jovens e adultos com deficiência intelectual. Os profissionais precisam ter concluído pelo menos até a 4ª série do ensino fundamental.

Um censo realizado pelo Instituto Mano Down, em 2021, revelou que Belo Horizonte tem 26 mil pessoas com deficiência intelectual. Destas, menos de cem geram renda.

Leia Também:  Mensagem - Dia do Servidor Público

Luta por direitos

O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) faz referência à condição genética que apresenta três cromossomos no par 21, em vez de dois, como é mais comum. Os indivíduos com a síndrome têm 47 cromossomos em suas células em vez dos 46, presentes na maior parte da população.

A síndrome foi descrita pela primeira vez em 1866 pelo médico e pesquisador John Langdon Down. A escolha da data foi proposta pelo Brasil e aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com síndrome de Down em todas as esferas sociais.

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down estima que, no Brasil, a condição genética ocorra em 1 a cada 700 nascidos, o que representa cerca de 270 mil pessoas no país. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Plenário aprova projeto sobre banco de próteses

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA